Torta de beringela

Milhares de pessoas pediram minha famosa receita de torta de beringela e finalmente vou revelar o segredo. É uma receita com beringela para quem não gosta de beringela, ou pensa que não gosta, ou algo assim.

Ingredientes da massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo refinada
  • 2/3 xícara de água morna
  • Sal a gosto
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite
  • 1 colher de sopa de fermento granulado

Ingredientes do recheio

  • 2 xícaras de proteína de soja miúda
  • 1 cebola grande
  • 1 dente de alho
  • 1 limão
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • Sal a gosto
  • 1 beringela
  • 2 tomates
  • 1 pimentão chapéu-de-frade
  • 1/2 xícara de cheiro verde fresco

Preparando a massa

Misture muito bem os ingredientes secos e só depois acrescente os outros. Cuidado pra não deixar a massa muito dura. Amasse bem e deixe a massa descansando num recipiente coberto enquanto prepara o recheio.

Preparando o recheio

Despeje a proteína de soja numa panela com bastante água e coloque para ferver. Quando levantar fervura, esprema o limão em cima e misture. Deixe fervendo por mais um minuto e depois retire do fogo. Imediatamente escorra bem a água e aperte um pouco a soja pra retirar o excesso. Parabéns, você aprendeu a hidratar carne de soja do jeito certo 🙂

Pique bem fino a cebola, o alho, o cheiro verde, o pimentão e o tomate. É bom retirar as sementes do tomate. Descasque a beringela, corte ao meio e retire as partes com sementes usando uma faca para escavar. Sim, boa parte da beringela tem sementes mas é importante retirar toda a casca e as partes com semente senão a magia não acontece. Pique em cubos pequenos.

Numa panela média, despeje duas colheres de óleo, uma pitada de sal, o alho e metade da cebola picada. Espere dar aquela fritadinha marota e então jogue a soja hidratada. Mexa e deixe em fogo baixo por alguns minutos. Parabéns, você aprendeu a preparar o picadinho de carne de soja do jeito certo 🙂

Quando o picadinho estiver parecendo bem seco, jogue o pimentão, o tomate, o cheiro verde, a outra metade da cebola e por fim a gloriosa beringela. Misture e deixe em fogo baixo mais alguns minutos. Retire a panela do fogo e deixe esfriar destampada.

Montando a torta

Corte a massa em dois pedaços, um deles um pouco maior que o outro, esse será a parte de baixo. Estique com um rolo ou uma garrafa. Não pode ficar muito fina, algo próximo de meio centímetro. Unte a forma com óleo e ajeite a massa com cuidado, sem esticar nos cantos. Deixe uma boa borda mas corte o excesso.

Coloque o recheio e espalhe bem pra não deixar espaços vazios.

Estique a outra metade da massa e cubra a forma inteira, cortando o excesso mas deixando as bordas das duas partes bem coladas. A massa que sobrou pode ser cortada em tiras e colocada em cima da torta.

Pincele azeite ou óleo e leve ao forno com fogo baixo/médio. O tempo varia, mas algo em torno de uma hora deve ser suficiente.

Bon Appetit!

Anúncios

2 comentários sobre “Torta de beringela

  1. Meu caro, descobri você lendo um texto hilário sobre Pirassununga… sou obrigado a concordar com muita coisa que você descreve ali. Você é muito bom de pena, sua ironia é fina e ácida – se é que a ironia pode ser as duas coisas ao mesmo tempo. Fique com meus parabéns e meu convite para os dois sítios deste pirassununguense de coração: http://www.consoantesreticentes.blogspot.com e http://www.letraeme.com.br. Aguardo você por lá!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s