Computador velho como terminal de consulta de preços, versão 2

Uma outra forma de por em prática o projeto de um terminal de consultas usando um PC antigo

Ao invés de uma página HTML estática que contenha a lista de produtos, página essa que exigiria edição manual para acréscimo e retirada de produtos em estoque, vamos usar uma página com um pouco de PHP para carregar automaticamente o arquivo TXT gerado pelo seu programa de automação, tornando a manutenção muito mais simples e rápida.

É uma alteração bem fácil e que não vai exigir muito mais da capacidade do PC, no entanto é aconselhável usar Windows XP no lugar do 98. 256 de RAM é recomendável.

PÁGINAS EM PHP PRECISAM DE UM SERVIDOR

Para que uma página com PHP funcione, você precisará de um servidor web rodando na máquina. A melhor opção nesse caso é o Server2Go. Baixe a versão mais simples e zipada aqui. Ele é um servidor portátil, ou seja, não precisa ser instalado e pode ser carregado até mesmo num pendrive.

CONFIGURANDO O SERVIDOR

Descompacte o Server2Go e copie a pasta para o lugar onde ele ficará no HD, recomendo que seja na raiz mesmo, em C:/

No diretório do programa, vá em htdocs e jogue dentro os arquivos terminal.txt e index.php (o arquivo de texto puro gerado pelo seu programa de automação e o arquivo contendo o código que eu forneço abaixo). Já existe um arquivo index.php nesse diretório. Você pode optar por renomear o arquivo original ou simplesmente substituí-lo.

EIS O CÓDIGO DA PÁGINA HTML COM PHP

Abra o bloco de notas e cole esse código. Salve com a extensão .php e com o nome index. Talvez você tenha algum problema na hora de copiar e colar o código e perca as quebras de linha. Se vire, quebre tudo manualmente caso isso aconteça e deixe exatamente como exibido abaixo, senão vai dar zebra (ATUALIZAÇÃO: não dá pra deixar o código aqui no wordpress. Faça o download aqui).

O QUE VOCÊ PRECISA CONFIGURAR

O endereço e nome do arquivo txt e o separador de campo (no exemplo, o separador é |)

$f = fopen("terminal.txt", "r");
while (!feof($f)) { 
$arrM = explode("|",fgets($f)); 

O nome do arquivo TXT pode ser o que você quiser e inclusive ficar em outra pasta, apenas lembre-se de alterar o endereço e nome dele no arquivo PHP. Já este obrigatoriamente precisa se chamar index para ser aberto automaticamente ao iniciar o servidor. O Server2Go funciona muito bem nesse projeto porque, ao ser executado, abre o Internet Explorer diretamente na página index que estiver no diretório htdocs.

Uma vez definido o local do servidor (que pode ser num pendrive se você preferir), crie um atalho para o executável dele (Server2Go.exe) no menu iniciar para que ele seja aberto ao ligar o computador. Lembre-se que a ideia é que tudo seja o mais automático possível, isso precisa ser um front-end.

A maneira mais rápida e sem complicação de criar esse atalho, caso você não saiba, preste atenção, é clicar e segurar com o botão direito do mouse o arquivo executável e arrastar até o botão Iniciar do Windows, esperar abrir o menu, ir até Programas – Inicializar e soltar o botão. No menu que aparecer, clique em “Criar atalhos aqui”. Veja:

criar-atalho

Pronto! Com isso feito, o servidor vai iniciar sozinho quando o computador for ligado e abrirá o Internet Explorer direto na sua página de consultas.

CALIBRANDO O WINDOWS

Como estamos usando o Windows XP e supondo que foi recém instalado, provavelmente a resolução do monitor deve estar em 800 x 600. Bem melhor que os 640 x 480 default do Windows 98. Por causa disso, alterei um pouco a aparência da página, aumentando o tamanho das fontes.

Vamos primeiro dar uma calibrada para deixar o Windows mais esperto. Comece indo no Painel de Controle – Sistema. Na aba Avançado, clique em Desempenho – Configurações. Marque “Ajustar para obter um melhor desempenho” e clique OK. Agora vá na aba Atualizações Automáticas e marque “Desativar Atualizações Automáticas”. Na aba Remoto, desmarque “Permitir o envio de convites de assistência remota deste computador”. Clique OK.

Ainda no Painel de Controle, abra Barra de tarefas e menu iniciar e deixe configurado como mostrado nas telas abaixo:

config-1

config-2

Agora uma parte importante. Como queremos que o PC fique por sua conta, é importante que ele não durma e nem desligue o vídeo. Ainda no Painel de Controle, clique em Vídeo. Na aba Proteção de tela, selecione (Nenhum) no menu de proteção de tela. Em seguida, clique no botão Energia… e deixe tudo como mostrado na figura abaixo:

config-3

CALIBRANDO O INTERNET EXPLORER

Uma vez que você já tenha criado o atalho e anteriormente copiado os arquivos terminal e index para o diretório do servidor, reinicie o PC para vermos como ele vai se comportar. Provavelmente muito mal, mostrando algo mais ou menos assim:

primeiravez

Esses malditos balões amarelos vão ficar querendo aparecer a todo momento, atrapalhando nosso negócio. Posteriormente mostrarei como desabilitá-los. A princípio clique nesse do tour para que o windows sossegue.

Siga essa mandinga à risca: estique para todos os cantos a janela do IE ao máximo, sem clicar no botão maximizar. Clique com o botão direito do mouse na barra de ferramentas e desmarque tudo. Agora clique em Exibir e desmarque Barra de status. Agora feche o IE e reinicie o computador.

Já melhorou, agora o IE abre ocupando quase toda a tela. Clique em Exibir – Tela inteira. Os botões aparecem? Clique em cima dessa barra e marque “Ocultar automaticamente”. Feche o IE e reinicie o PC. Se você fez direito, agora o navegador vai abrir sempre em fullscreen.

Caso isso não aconteça, vá até o menu Iniciar, clique em Executar, escreva regedit e dê Enter. Vá até o diretório do registro abaixo e altere a chave Fullscreen para “yes”:

regedit-1

Aproveite que você está com o editor de registros aberto, vá em [HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionPoliciesExplorer”, clique com o botão direito, Novo – Valor DWORD, dê o nome “NoSMBalloonTip” e valor 1. Isso resolve o problema dos balões. Não é moleza?

Feche tudo e reinicie pra ver como ficou. Teste a busca algumas vezes seguidas, usando o leitor de código de barras ou mesmo digitando parte do nome de um produto. Em determinado momento, o IE vai perguntar se você quer habilitar o recurso de auto completar. Clique em NÃO. Depois disso não haverá mais surpresas e o sistema funcionará sozinho sem perigo de parar.

A tela é essa:

tela1

Pra animar um pouco, pus um gif e o subtítulo com marquee.

Se você ligar o computador a uma rede via cabo ou Wi-Fi, compartilhe a pasta htdocs para acesso completo, desse modo você pode atualizar o arquivo terminal.txt diretamente da sua máquina principal.

Não vou explicar como criar uma rede entre dois computadores, pesquise no google por “rede windows xp” e você encontrará vários tutoriais, como esse por exemplo. Basicamente os dois PCs precisam estar num grupo de trabalho de mesmo nome e com a pasta htdocs compartilhada com acesso total.

Se não for possível colocar o PC em rede, vai ter que usar um pendrive mesmo.

É isso, divirta-se!

Anúncios

2 comentários sobre “Computador velho como terminal de consulta de preços, versão 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s