Como digitalizar textos usando um smartphone

Quero compartilhar um método de digitalização de textos que estou usando com bastante eficiência e é particularmente útil para quem não tem um scanner ou mesmo quer experimentar outra maneira de fazer esse tipo de trabalho tão cansativo.

Trata-se de usar um celular com Android e alguns apps. As vantagens são poder fazer a digitalização enquanto lê-se o livro e/ou longe do PC, sem precisar usar um scanner de mesa. O único porém é que o smartphone precisa ter uma câmera boa e você vai precisar investir na compra de um dos apps.

Os apps a serem usados são:

Nota: aconselho testar primeiro a versão free do Mobile OCR (somente Android) para ver como a câmera do seu smartphone se comporta. Tente scannear um texto em inglês e veja se o resultado fica bom e com um número tolerável de erros. É importantíssimo tirar a foto em presença de bastante luz.

O método é o seguinte

Instale os apps no celular e o app do Dropbox no computador. Se você não tem uma conta do Dropbox, crie uma agora clicando aqui pelo amor de Deus! O Dropbox oferece 2GB de espaço gratuito na nuvem, com possibilidade de ampliação gratuita ou paga e oferece um monte de recursos interessantes pra você acessar e usar seus arquivos a partir de qualquer lugar.

Configure sua conta recém criada do Dropbox no celular e no PC. Sincronize uma pasta no PC e crie dentro dela uma arquivo txt.

Agora é só digitalizar! Abra o Mobile OCR, escolha o idioma e toque em CAMERA para tirar uma foto da página do livro na hora ou em ALBUM para usar uma foto que tenha sido feita previamente.

O autofoco do smartphone precisa estar ligado, não esqueça de ter boa luz (não use flash) e enquadrar o texto da melhor maneira possível. Feita a foto, toque em SALVAR ou DESCARTAR para refazer, caso não tenha saído boa. Tendo uma boa foto, toque em SALVAR e em seguida CONVERT.

Leva pouco mais de um minuto para o aplicativo capturar o texto. Ele vai apresentá-lo todo centralizado. Corra o texto verificando se o número de erros é tolerável. Caso não apareça texto algum ou este apresente muitos erros, aperte o botão VOLTAR do smartphone e repita o processo. Não esqueça: boa luz, enquadramento e foco. Se você não conseguir um bom resultado de jeito nenhum, pode significar que sua câmera não é boa o suficiente, por isso é importante testar primeiro com o Mobile OCR gratuito.

Deu certo? No final do texto haverá o botão COPY TO CLIPBOARD. Toque para copiar. Em seguida aperte o botão HOME e abra o Dropbox. Abra o arquivo de texto que você criou e que está sincronizado com o PC. Cole o texto.

Pronto! Agora é só repetir o processo. Cada foto uma página. Uma dica para agilizar o trabalho: segure o botão HOME do smartphone pressionado para ver os últimos apps abertos e assim poder pular rapidamente entre os dois aplicativos. Depois de pegar o jeito o processo fica rápido, limitado apenas no tempo que o aplicativo demora para recognizar o texto, algo em torno de um minuto e meio.

Nota: A sincronia do Dropbox entre o smartphone e o PC é ligeira, em alguns segundos o arquivo txt no computador já estará atualizado. Daí basta copiar e colar o texto sem formatação para o seu editor usual e fazer o trabalho duro de sempre (tirar as quebras de linha, corrigir negrito e itálico etc).

É isso aí, mãos a obra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s