Pirassununga e suas escadas

A atual gestão municipal de Pirassununga tem erguido vários novos prédios públicos. Como não sou de perambular frequentemente pela cidade, acabo surpreendido quando me deparo com um desses prédios novos já prontos.

Pondo de lado a importância dessas obras para o progresso da cidade, para mim essas surpresas costumam ser desagradáveis por dois motivos. Primeiro, pela notável deficiência estética no desenho desses projetos arquitetônicos; segundo, pela clara falta de consideração para com as pessoas que possuam alguma limitação de movimentos. Ou seja, em Pirassununga não se considera construir prédios públicos seguindo princípios de acessibilidade.

Nesse mês o prefeito Ademir Alves Lindo inaugura o novo Centro de Convenções, que fica próximo ao lago municipal, na avenida Painguás. Veja algumas fotos do edifício:

Mais feio que isso, só se fosse um templo evangélico.

Note a escadaria íngreme. Você é cadeirante e quer entrar? Espere aqui na calçada, debaixo do sol, enquanto vou procurar o Tião para ele abrir o portão lateral…

Quanto a qualidade das construções em si, não posso afirmar nada, mas ouvi da boca de um funcionário da Secretaria Municipal da Saúde que o novo Centro de Especialidades Médicas já foi entregue com goteiras quando chove. Sem falar na precária circulação de ar que torna o corredor interno extremamente quente no verão.

A impressão que se tem vendo essas novas obras da prefeitura é que elas são criadas por pessoas sem formação técnica, principalmente no que tange à arquitetura.

Como dizem os antigos, tem-se a impressão de que são feitas “a toque de caixa”, “pra inglês ver”, e que “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

Não é o que se deseja ver numa cidade que ainda tenta se firmar no caminho do progresso.

Triste.

Fotos: vickradialista.blogspot.commemoriadepirassununga.blogspot.com e difusorapirassununga.com.br

Anúncios

3 comentários sobre “Pirassununga e suas escadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s