Leadership TV Box 2.0 – um review

Em tempos de TV digital, coisa ainda desconhecida aqui na roça, falar de captura de TV analógica soa meio brega. Ao contrário do que pode parecer, há utilidade pra isso. Lembre-se da infinidade de coisas que usam as entradas RCA e RF dos televisores e transponha isso para o computador.

Consoles de videogame clássicos, video cassetes, câmeras e outras tralhas dependem desse tipo de conversor para serem ainda utilizados, ou seja, com uma placa de captura você pode dar sobrevida a esse tipo de equipamento.

O box de captura de TV e vídeo Leadership TV Box 2.0 é uma solução simples e barata para fazer isso. Se você não tem desktop, assim como eu, e usa apenas notebooks, é uma mão na roda, principalmente se você não é lá de assistir muita TV e quer economizar espaço no quarto, como também é meu caso.

foto 1

Existem N modelos de box de captura de TV e vídeo e esse da Leadership é um dos mais simples. Uma caixa pequena e discreta, com o sensor de controle remoto na frente e todas as conexões na parte de trás.

foto 1 foto 1

O box não possui nenhum tipo de alimentação além da fornecida pelo cabo USB. Um alívio para tomadas sobrecarregadas. O cabo, curto demais por sinal, liga o aparelho ao seu computador. A instalação dos drives e do programa de recepção é fácil. O programa que acompanha o box (TVHome Media2 Player) não é muito completo mas cumpre o necessário. Outros programas mais sofisticados podem ser usados, como por exemplo o WinDVD, mas perde-se a funcionalidade do controle remoto.

foto 1 foto 1  foto 1

Eu testei a entrada de áudio e vídeo com um console Mega Drive que apresentou problemas nas cores, mesmo depois de eu fuçar bastante na configuração do programa de sintonia. Há grandes chances do meu console estar com problemas, então desconsidere isso. Usei um Atari e um Super Nintendo pra testar a entrada RF e funcionaram 100%.

A sensibilidade na sintonia de canais é boa. Aqui na roça (interior paulista), desde que o mundo é mundo, chegam apenas 12 canais em UHF. Todos aparecem com imagem entre 80% e 100%. Aqui, os que tem melhor imagem são: Globo, Record, Band e Rede TV!, nessa ordem. Os outros sofrem de chuviscos dependendo do horário do dia. Claro que isso varia de antena pra antena. A minha é assim. :p

A única falha séria é que a caixa é muito sensível a interferências, por isso a necessidade de manter alguma distância dos fios de energia e do monitor. Tirei algumas fotos com a janela no tamanho mínimo.

foto 1 foto 1 foto 1

Pelo preço baixo e a praticidade, a caixa vale a pena. Porém se o uso for para atividades mais exigentes ou profissional, talvez as especificações não sejam suficientes. Veja aqui o manual em pdf para obter informações técnicas.

6 comentários sobre “Leadership TV Box 2.0 – um review

  1. Supercarlas.com
    este aparelho é ótimo, tenho um que já comprei a vários meses, agora pretendo comprar outro e dar de presente a um amigo meu, que viu e também gostou, vi outro parecido mais eu quero desta mesma marca e modelo, porém não encontrei aqui nesta página opções para fazer o pedido, me informe por favor.

    Curtir

      1. JLuiz, boa tarde, por favor eu usava a TV BOX no serviço, agora sai e eu perdi meu cd, você tem o cd de instalação da TV BOX.

        Curtir

Deixe um comentário

