A comida dos campeões… veganos

É engraçado que volta e meia me perguntam o que eu como, imaginando que veganos tem uma dieta especial ou do tipo usada por astronautas. Não há nada demais na minha dieta, apenas não consumo alimentos que tenham origem animal. Ou seja, quase tudo. Ou quase nada, dependendo da perspectiva.

Pensando nisso, resolvi que seria válido descrever minha alimentação e dar uma pequena mas real contribuição para mostrar como o veganismo não é nada complicado ou fora do normal.

A princípio, a única particularidade notável é que existe pouca distribuição e alcance de produtos industrializados cuja composição seja estritamente vegetal, daí a dificuldade de se encontrar essa variedade em cidades pequenas.

Outro problema é limitar o consumo de industrializados a marcas que não trabalhem com produtos de origem animal, prática comum entre veganos mais ferrenhos. Isso torna tudo muito difícil, pra não dizer impossível, já que nem mesmo um simples pacote de macarrão de sêmola escaparia.

Morando numa cidade minúscula e limitada, eu tomei a decisão de evitar determinadas marcas quando possível e apenas isso.

Outro ângulo a ser visto é que o veganismo não se limita a alimentação e vai muito além, abarcando vestuário, produtos de higiene e limpeza etc. Por enquanto apenas controlo o que como.

CAFÉ DA MANHÃ

Sou do tipo de gente que não sente vontade de comer quando acorda, preferiria apenas tomar uma xícara de café e só. Faço um esforço, já que é consenso que essa é a refeição mais importante. É?

De manhã, além de café adoçado com açúcar mascavo, eu tomo leite de soja da Purity/Cocamar. Andei fazendo leite de soja em casa mas definitivamente não fica tão bom quanto esse.

Na maioria das vezes eu como apenas pão integral, e tenho preferência pelos da linha Grão Sabor, da Wickbold.

Quanto a margarina ou creme vegetal, até pouquíssimo tempo eu usava a Mesa, da Vigor, mas fiquei sabendo que ambas as marcas pertencem a JBS Friboi e, apesar de nada constar na embalagem, há suspeitas de que o fabricante usa sebo como origem de alguns ingredientes. Eu adoro o mundo capitalista, e você?

Bem, o pessoal vegano fala que azeite no pão é o que há, preciso experimentar…

Um recheio para pão que é excelente e as vezes me dou o trabalho de fazer é manteiga de amendoim. Minha receita é essa:

  1. Asse meio quilo de amendoins
  2. Retire a pele (não é fácil e demora)
  3. Moa num moedor. Se não for possível, dá pra arriscar ir direto no liquidificador, desde que este seja dos bons
  4. Bata muito bem no liquidificador juntamente com uma xícara de açúcar mascavo e um pouco de água para facilitar
  5. Pegue um pote de margarina, jogue o conteúdo fora, lave-o bem e coloque a manteiga de amendoim dentro 😛

Para terminar a lista do café da manhã: as vezes também arrisco uma banana ou um pedaço pequeno de maçã ou pêra, meio forçado porque não sou fã de frutas.

ALMOÇO

Assim que cortei definitivamente a carne do cardápio, a substitui por PTS, proteína texturizada de soja. Não é um alimento realmente necessário e aos poucos vou abandoná-la, mas ela facilitou no começo, ocupando no prato o lugar da carne.

A proteína de soja é a base para muitas receitas veganas que tentam emular pratos carnívoros. Particularmente não gosto muito da ideia mas… é uma opção pra quem curte junk food, tipo massas, salgados etc.

A proteína de soja, após ser devidamente hidratada, pode ser preparada como se fosse carne. Minha mãe, que é a cozinheira de casa, a faz como se fosse picadinho.

Antes que você logo pense “mimimi mamãe que tem o trabalho de fazer a comidinha do vegano bichinha” quero dizer que o trabalho a mais que minha mãe tem é de preparar uma variedade maior de legumes, o que só faz bem pra todos.

Em termos simples, a grande diferença no meu almoço é a variedade. Antes eu me limitava a comer o que mais gostasse, ou seja, macarrão, arroz, feijão, carne, em porções generosas, e dava pouco espaço para vegetais. Agora, reservo no prato um espaço igual para cada coisa. Sigo a regra do “quanto mais cores, melhor”.

Meu almoço é composto variavelmente de arroz, feijão, macarrão, mandioca, batata, lentilha, abobrinha e proteína de soja como bases, sendo acompanhos de salada de grão de bico, ervilha, milho, beterraba, cenoura, tomate e folhas, com atenção especial a rúcula, brócolis e couve-flor.

Veja, praticamente como de tudo. Antes eu não poderia dizer o mesmo.

JANTAR

Meu jantar é um repeteco do almoço e sempre tento tomar cuidado para não exagerar no arroz ou no feijão.

COMPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA B12

A única coisa que não existe no reino vegetal e é fundamental para nosso organismo é a vitamina B12, presente em alimentos de origem animal. Em algum momento na evolução humana paramos de produzi-la.

Para não correr riscos, veganos necessitam tomar um único suplemento, que é esse. Todo o resto que você ouvir por aí é mito, lenda ou pura besteira. E antes que você pergunte, eu respondo: não é cara e é sintetizada em laboratório.

SINTO FALTA?

De carne, não. De ovos, sim. De leite, não, mas de queijo, sim. Do que mais sinto falta são opções doces. Estou aprendendo a fazer bolos sem leite e ovos para diminuir essa carência. 🙂

COMIDA INDUSTRIALIZADA

Ouvi isso não sei onde é a mais pura pérola de sabedoria: “Não coma nada que sua bisavó não identificaria como comida.”

É muito difícil ter controle sobre os ingredientes de comidas industrializadas. Muitos fabricantes não se dão ao trabalho de informar corretamente na embalagem e nos seus respectivos SACs e sites do que se compõe seus produtos. As vezes eles jogam sujo e além de outros truques desonestos, podem mudar a fórmula sem aviso. A saída, na dúvida, é não comer.

Gente radical e que defende o carnivorismo com unhas e dentes (é…) adora dizer que o veganismo é uma ilusão porque tudo tem carne/ovo/leite/sebo etc. Sim, com certeza volta e meia eu me alimento de algo que tem uma infinitésima parte disso, a questão é que quando tomo conhecimento, não como mais. Simples assim, sem drama.

Não sou alérgico ou tenho nojo, é apenas uma opção de vida. E como eu já disse antes, não importam as razões para se adotar uma dieta vegana, todas são excelentes.

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