Montando um media center com streaming para sua casa

Desde a primeira vez que vi um televisor com entrada VGA, fiquei imaginando o quanto seria bacana conectar um computador numa tela grande e assistir algo sem ter que passar pela complicação de converter e gravar numa mídia ou espetar um pen-drive no DVD player na esperança de que ele suporte o formato do arquivo de vídeo.

Hoje as TVs são enormes e relativamente baratas, não? Mas ter uma TV enorme e ficar assistindo as mesmas coisas repetidas e limitadas dos canais abertos não faz sentido. Quanto a canais pagos, eu particularmente considero que eles têm mais encheção de linguiça do que conteúdo propriamente dito. E convenhamos, ter que regular nossos hábitos em função da programação… Bom, isso não é pra mim.

Pois o fato é que hoje existe uma coisa chamada Internet, filho! A rede oferece muito mais possibilidades! Você nunca pensou em navegar pelo Youtube ou mesmo assistir filmes da Netflix na sua TV?

Se você tem acesso a Internet, numa velocidade razoável, e ainda não conectou um computador a sua TV, você tá marcando! Tá marcando!?

ht

Existem muitas maneiras de se usar um computador como gerenciador de conteúdo, inclusive há aparelhos dedicados a isso. Esses, apesar de mais simples, são caros.

A solução “mais em conta” que encontrei foi usar um PC genérico. Obviamente, ter um processador de ponta, bastante memória RAM e espaço no HD são as caracteristicas ideais, mas para obter um resultado satisfatório basta usar um que rode vídeos sem engasgar.

No meu caso, a ideia é ter um PC na estante da sala, ligado a TV, que funcione como media center, servidor de arquivos e de streaming de vídeo.  Eu comprei um que veio com 4GB de RAM e um HD de 1TB. Um modelo simples por um preço quase justo que você encontra no Submarino.

A estante da minha sala é daquelas antigas que possuem um pequeno armário chamado de bar, cuja porta abre para baixo, você já deve ter visto. Pois aquele é um lugar perfeito para esconder toda essa tralha sem deixar a sala feia. Lá ficam o modem de Internet, o roteador wireless e o PC. Tudo oculto e ligado 24h. E eis o homem que troca o vício do álcool pelo vício por distração visual e sonora.

CABOS

O modo ideal para conectar o PC a TV é usando um cabo padrão HDMI. Nesse caso o PC precisa ter essa opção de saída de vídeo e a TV precisa ter esse tipo de entrada. É o padrão com melhor qualidade de vídeo e também o mais cômodo por inclui a conexão de áudio.

Conforme a placa de vídeo do computador e o modelo da televisão, os tipos de cabos mais comuns são: HDMI/HDMI, VGA/VGA, VGA/HDMI e VGA/VÍDEO COMPONENTE.

SOM

Se não for possível usar o padrão HDMI, você terá que conectar a saída de áudio do PC a TV ou a um sistema de som separado. Talvez seja mesmo a melhor coisa a se fazer já que é comum que as TVs tenham falantes péssimos, por mais caras que sejam.

Seria interessante usar um amplificador e caixas de qualidade, mas perde-se a comodidade de alterar o volume via controle remoto da TV. Ou não. Não estou por dentro dos modelos de som atuais, talvez o controle da TV funcione em aparelhos de som se forem de mesma marca.

Caso sua TV tenha entrada de áudio, geralmente um par de conexões RCA, e saída para fones de ouvido, geralmente no padrão mais comum, o P2, uma ideia simples e barata mas que resolve é conectar o áudio do PC na TV e a TV num daqueles pequenos pares de caixas para computador que vem com subwoofer. Um bom sistema desses não é tão caro e você terá um considerável salto de qualidade sonora.

Conforme o modelo da televisão e o sistema de som que você for usar, os cabos mais comuns são P2/P2 e P2/RCA.

TECLADO E MOUSE

Você pode usar teclado e mouse bluetooth, caso o PC tenha adaptador interno ou externo, ou então um par comum e deixá-los ao lado da TV. Considere seriamente a alternativa de usar um daqueles mini teclados bluetooth de mão, perfeito para controlar tudo sentado no sofá. Na falta de grana, um mouse com cabo extensor já resolve, visto que será provavelmente o mais utilizado.

SOFTWARES

Agora faltam apenas os programas.

Para Windows existem tantas opções de players de midia que não é possível testar todos sem ficar confuso e indeciso. Confesso que esses são os que encontrei fazendo uma busca rápida. Testei por serem famosos e gostei. Para mim, cumprem o que prometem.

Como isso pode variar de acordo com suas necessidades e computador, se não forem o ideal para você, use o Google para encontrar similares. Note que são programas para Windows 7 mas existem também N opções para Linux.

Instale nessa ordem. Estou supondo que você já tem o PC com Windows 7 atualizado, incluindo a maioria dos codecs e plugins de áudio e vídeo.

JAVA RUNTIME – O Java precisa estar instalado e atualizado para que o AirVideo funcione.

MEDIAPORTAL – Player multimidia opensource, muito completo e gratuito, voltado para esse tipo de uso. Configurações poderosas e suporte a placas de TV. Não acho que exista um melhor.

Possui inclusive um app para usar dispositivos Android como controle remoto (app no Google Android Market aqui, método complicado de instalação e configuração aqui).

MediaPortal is a free open source media center software, ideal for turning your PC into a very advanced multi media center, or Home Theater PC (HTPC).

Using MediaPortal, you can listen to your favorite music and radio; watch your videos and DVDs; or view, schedule and record live TV, much like a digital video recorder such as TiVo, but better. And that’s only the basic features!

BONJOUR – Se você não tem o iTunes instalado, vai precisa instalar o Bonjour para que o AirVideo funcione.

AIRVIDEO – Software servidor de streaming, muito fácil de usar. Basta instalar e apontar para a pasta onde ficam os vídeos, depois instalar o app cliente no seu iPod, iPhone, iPad ou Android (não é compatível com todos) e assistir em qualquer lugar da sua casa ou não, pois ele tem também o recurso de ser acessado via Internet!

Uma boa alternativa ao AirVideo, feita para usar com dispositivos Android, é o Red Donut.

APENAS UM ADENDO: Supondo de que você não queira ter que ir até a sala e ligar a TV para ter acesso ao PC no caso de atualizações e manutenção, você pode controlá-lo a distância, usando outro computador, através de Conexão Remota, uma opção nativa muito útil no Windows, ou usar o excelente TEAM VIEWER, que expande esse acesso para qualquer lugar através da Internet.

É isso aí, agora é só curtir sua central multimidia!

Anúncios

3 comentários sobre “Montando um media center com streaming para sua casa

  1. UMA EXCELENTE MANEIRA É USAR O XBMC, QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL BASEADO NO LINUX, BEM FACIL DE USAR. NELE VC PODE USAR O SMART PHONE QUE TENHA ANDROID COMO CONTROLE REMOTO.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s