Tablet Semp Toshiba STI myPad MP1003G – um review

IMG080

Meu Kyros esteve em coma. No curto espaço de tempo entre aguardar o suporte do fabricante e trazê-lo de volta a vida, frustrado, temendo o pior e sabendo que sou um jumento, fiz o que qualquer adulto consciente e responsável faria: comprei outro tablet. Rá!

Tive que convencer meu irmão de que tablets são o futuro e vendi o Kyros para ele em suaves prestações à perder de vista. Smiley de boca aberta

E aqui está mais um review.

STI myPad – O meu, o seu, o nosso

O myPad, nome que é claramente inspirado no do concorrente você-sabe-qual, é segundo a Semp Toshiba um nome registrado e de propriedade dela, mas isso não altera o fato de que é usado à la vonté por fabricantes xing-lings e por causa disso não inspira confiança. Mas é um nome bacaninha.

IMG092 IMG093 IMG094

Da mesma forma que aconteceu com o Positivo Alfa, o myPad foi proclamado como produto brasileiro, obra de arte da tecnologia tupiniquim. Não é, é mais um OEM, mas um bom OEM, como o Alfa. Não tenho certeza, mas parece que ele é apenas montado no Brasil, mais especificamente, na Bahia.

O QUE QUE O BAIANO TEM?

Incrível a economia feita pela Semp Toshiba nos itens que acompanham o tablet. Nem mesmo fones de ouvido ordinários vieram com o produto. Mas isso é compensado pelas boas características do tablet. Muitas são semelhantes ao Kyros 1024.

Coisas boas:

  • Processador nVidia Tegra 250 (1GHz, dual core).
  • 512 MB de memória RAM.
  • Tela capacitiva multitoque de 10.1″.
  • Entrada USB, saída HDMI, Bluetooth, Wi-Fi (e 3G opcional).
  • Cartão Micro-SD de 16GB incluso (ou 32GB).

Coisas não boas:

  • Vem com Android 2.2 Froyo (muitos programas mas poucos que se adaptam bem a tela grande).
  • Não vem com o Google Market (a desculpa é que o Google não deixou).
  • Pesadíssimo: 750g (150g a mais que o iPad2, 70g a mais que o iPad1 e Kyros 1024).
  • Caro: (em setembro de 2011) o dobro do preço de um Kyros 1024.

Veja aqui um comparativo do Advent Vega, que é uma das encarnações desse aparelho, com outros tabletes famosos. O manual em pdf do myPad Semp Toshiba está aqui.

Vou comparar bastante com o Kyros, então pode ser interessante que você leia o review dele.

TELA E TOQUE

A tela tem exatamente o mesmo tamanho que a do Kyros, porém com cores mais vivas, me parece. Em contrapartida, é um pouco mais reflexiva e tem angulo de visão um pouco limitado. É uma tela que não gosta de ser olhada de soslaio. A do Kyros é sem dúvida melhor.

O ponto negativo fica para o limite de dois toques pois ela é dualtouch, segundo o app Multitouch Visible Test. Aliás, vale dizer que não li o suficiente pra ter certeza sobre o dualtouch ser limitação do firmware ou do hardware.

Mesmo sendo mais pesado, por ser maior e ter bordas suficientemente largas para apoiar todo o polegar, o myPad é mais confortável de se segurar do que o Kyros. De fato, assim é porque, como muitos outros tablets, ele tem o excelente design copiado do iPad. Pondo de lado a proporção da tela, ele homenageia muito o tablet da Apple.

IMG087 IMG088 IMG091 IMG105

Essa homenagem deu sumiço nos botões comumente encontrados em Androids. Nas bordas da tela não há nada, todos os botões ficam nas laterais. Nele não existe a possibilidade de toques acidentais como no Kyros.

Para compensar a falta desses botões, o Android do tablet teve a barra de notificações incrementada com atalhos home, menu e back.

IMG100 IMG106

O myPad passa a impressão de ser resistente. A frente é única, com margens e traseira black piano, excelente para coletar impressões digitais e ficar emporcalhada por dedos gordurosos. Depois de algum tempo, a coisa realmente começa a ficar nojenta.

Na lateral direita está uma portinhola que esconde a saída HDMI, a entrada USB e o slot com o cartão micro SD, que pode ser de 16GB ou 32GB de acordo com o modelo.

Na parte de baixo há um slot para uso com um dock e na traseira em cima outra portinhola que esconde o slot de cartão SIM, mas só funciona no modelo com 3G. Parece que é possível a instalação opcional do módulo 3G

IMG084 IMG085

Ao contrário da Coby, que está aprendendo ainda o que é suporte ao consumidor, todos os docs, arquivos, drives e firmware do myPad estão disponíveis no site de suporte da Semp Toshiba.

Tanto a traseira como a frente seriam lindas e discretas não fosse a presença do monstruosamente horroroso logotipo STI (Semp Toshiba Informática).  O ponto negativo fica também pra borda texturizada na cor prata. Cumpre a função de melhorar o atrito da pegada mas passa a impressão de ser feita de plástico vagabundo.

CAMERA E SOM

Com 1.3 Megapixels, a camera do myPad cumpre a função. O par de falantes traseiros fica na parte de baixo e tem um dedinho a mais de volume e graves que o do Kyros, mas é pouca pouca coisa.

SISTEMA E DESEMPENHO

Tive impressão de maior fluidez em alguns joguinhos, mas isso deve ser moleza de se conseguir rodando Android 2.2 num processador dual core.

Pesquisando um pouco, li que é possível rodar nesse tablet uma versão custom do Gingerbread e do Honeycomb sem muito drama. E não há como evitar querer experimentar isso. Alegre Por ser um genérico popular na gringolândia e europa, ao contrário do Kyros, já possui uma comunidade desenvolvida e muita informação disponível sobre ele.

Estando original, lamentável é a falta do Google Market. O problema é que o usuário comum terá dificuldades em usufruir do potencial máximo do tablet se depender apenas da vergonhosa app store da Semp Toshiba e de um possível mas remoto update.

No Brasil temos um problema sério de suporte. É triste ver o mesmo produto recebendo melhorias em outros lugares enquanto nossas queridas marcas se preocupam apenas em vender.

BATERIA

As especificações prometem durabilidade muito boa. No meu teste casual, tirei o tab do carregador as 9:00h, comecei a usar as 10:00h. Wi-Fi ligado o tempo todo, brilho em 25%. Navegação moderada, edição de texto, instalar abrir e fechar aplicativos, alguns minutos jogando, nada de vídeos ou música. Assim foi até exatamente 17:55h, quando a bateria caiu pra 29%. Média de umas 7 horas de uso leve/moderado.

CONCLUINDO

É um bom tablet, limitado pela versão antiga do Android e um pouco pesado demais mas com um recheio que realmente compensa, principalmente se você instalar outro firmware melhor. Grande defeito é ser caro, quase o mesmo preço do iPad mais simples, porém a tendência é queda a curto prazo. Pesquisando bem é possível encontrá-lo por um preço quase justo.

Leia mais sobre ele: http://ztop.com.br/2011/05/09/com-mypad-semp-toshiba-entra-no-jogo-dos-tablets/

http://www.blogdopaz.com.br/novidades/semp-toshiba-pisa-na-bola-com-seu-tablet-mypad

http://www.androidtablets.net/forum/advent-tablets/9826-p10an01-tablet-alternate-names.html

Publicado por

Roberto Strabelli

Pode conter traços de gente

40 comentários em “Tablet Semp Toshiba STI myPad MP1003G – um review”

  1. boa tarde, gostaria de saber como se faz para utilizar o cartão sim no mypad mp1003g, aqui esta escrito que é opcional, mas é 3g e tem compartimento para o cartão sim.
    Por favor se puder me ajude pois isso custou caro e não consigo utilizar a internet.
    Grato

    Curtir

    1. Se o amigo comprou na versão só wi-fi, o 3G é realmente opcional, apenas possui os espaços para uma possível instalação do modem 3G e cartão Sim. A assistência técnica pode informar sobre a instalação do 3G e qual será o investimento.

      Curtir

  2. Cara me ensina por favor a mecher nesse tablet, comprei um, mas não sei mecher nele muito bem. Se eu instalar outro android nele eu perco a garantia? e se eu instalar tem como voltar pra versão 2.2 ?? m
    add meu MSN queria que vc me explicasse algumas coisas sobre o Mypad alan_smith07@live.com Valeu pela atenção !!

    Curtir

  3. Olá,

    Seu blog com informações sobre o myPad é muito importante para todos os consumidores que possuem esse tablet. Pode me ajudar? É algo bastante simples e, penso que suas dicas poderão sanar meu problema de imediato:

    Como faço para deixar HORA/DATA corretos, pois toda vez que ligo o tablet tenho que acertar a hora mnanualmente. creio que ele não está salvando essas informações em sua memória.

    Abraços,

    Jailson dos Santos Silva – Vitória (ES)jailson25@hotmail.com

    Curtir

    1. Olá, ganhei um MyPad de e estou com o mesmo problema do Jaílson. Não consigo que a configuração data/hora se mantenha. Sempre que ligo é 18h de 31/12/2008…

      Além disso, preciso calibrar a touch screen pois nem sempre ela acerta o que quero. E não sei onde ou como fazer isso.

      Mais ainda: como o market da STI é extremamente limitado com a qualidade e quantidade de aplicativos disponíveis, queria saber se alguém conseguiu instalar o Android market nele…

      Qualquer informação é de grande ajuda, valeu!

      Curtir

      1. Olá
        Para a calibragem da tela, se não me engano, existe um comando na parte de configurações, leia o manual. Quanto ao google market, acredito que seja possível sim instalá-lo. Pesquise no google com as palavras “advent vega google market apk”. São dois aplicativos com a extensão “apk” que devem ser instalados para que funcione a sincronização com o google e o acesso ao market.

        Curtir

      2. Aew vei, eu consegui instalar o Android Market, qqr coisa eu ensino …
        so manda um Email pra mim …

        Curtir

  4. quero saber como faço p usar o chip no meu MyPad, pois estou tendo dificuldades, entao estou precisando da ajuda d vcs.

    Curtir

  5. Entre no site 1mobile.com e baixe vários aplicativos. Busque no google diversos apps free para baixar. Na loja da STI tem vários aplicativos e todos são de graça: Zip, anti-virus, leitores office, jogos. A loja APP Center também está no myPad.

    Curtir

  6. Olá amigo,
    eu fiz uma experiencia de instalar o vegacomb 1.3 no meu sti, ficou um luxo, em alguns jogos melhorou o desempenho, mas com outros ele parou de funcionar, e a camera também não funciona, o android market funcionou bem legal e todas as outras funções, mas eu queria saber se você sabe como volto ele pra froyo pra eu tentar instalar a versão 1.4 que já está com o problema da camera resolvido e um pouco mais estavel.

    Curtir

  7. OLA:
    tenho meu tablet e conheço quae nada de androide,porem tou com serio problema,nao consigo visualizar video do YOUTUBE,
    o que eu faço?

    obrigado

    Curtir

  8. ola, gostaria de saber porque nao consigo acessar nada relacionado ao google nesse tablet.. nao consigo fazer pesquisas sem que uma mensagem apareca.. nao consigo rodar nenhum aplicativo google.. nao consigo ver youtube.. nada.. ha algo de errado com meu tablet? como posso consertar?

    Curtir

  9. OI, não consigo cadastrar em configurações -> conta uma conta do gmail. Alguém sabe como fazer? só aparace para adicionar conta do exchenge

    Curtir

  10. ALgum de vocês conseguiu usar tablet como telefone?
    Com a rom antiga?
    Aqui precisei instalar um dialer, pois não tinha de fabrica.Consigo discar e fazer ligações, mas não ouço e não me ouvem.

    Curtir

  11. tenho um tablet mypad da toshiba configurações modelo TA1013
    VERÇÃO DO ANDROID 3.2..JA FIZ DE TUDI PARA ABRIR OS ARQUIVOS QUE COLOQUEI DENTRO DO SD.FUI EM CONFIGURAÇÕES >ARMAZENAMENTO ,MAIS QUANDO CLICO EM ARMAZENAMENTO INTERNORNO OU NO CARTÃO SD NAO ABRI DE GEITO NENHUM ALGUEM JA PASSO POR ESTE PROBLEMA SEMELHANTE OU NÃO TO SABENDO MEXER NESTE SISTEMA ANDROID.DESDE JA .ATT

    Curtir

  12. Esse tablet sti…………..é uma merda das maiores do mundo de tdo universoooooooooooo…ñ dar pra fazer nada nessa porraaaaaa

    Curtir

  13. Olá, adquiri esse tablet pela “promoção” da Estácio de Sá e ele parece muito bom mas veio quase que completamente bloqueado, não posso usar basicamente nada nesse OS modificado que veio. Queria saber se voce ou alguem conseguiu instalar o OS original ou outro android nesse modelo, o meu é exatamente esse 1003G mypad. De qualquer forma, vou arrumar um cabo USB e um cartao SD e tentar flashear…

    Curtir

  14. Como faço ligaçao já que tem chip? Nas configurações tem o icone do telefone que indica que intercepta ligaçao, isso quer dizer que recebo ligações mas quando uso o wifi o icone desaparece, quem pode explicar? Meu tablet é o mypad sit ta1033

    Curtir

  15. Tenho um desse e deu problema na placa, funciona bem, mas não reconhece mais o chip, existe a possibilidade de instalar um modem 3g nele?

    Socoroooooooooo :-/

    Curtir

  16. Novamente apareceu um probleminha mo mypad 5 1033g Sem Toshiba, hoje ao ligar não funcionou o touch, usei ontem normalmente e já liguei e desliguei vai até a tela de bloqueio mas não funciona o toque na tela para desbloquear, o que faço?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s