Tablet Coby Kyros MID1024 – um review

kyros1024-unboxing

Mesmo depois de resolver economizar pra poder comprar um iPad eu venho observando de perto os clones que surgem no mercado, desde os proclamados ipad-killers aos xing-lings mais toscos. Volta e meia fico uma tarde inteira garimpando na rede atrás de informações sobre os tablets que estão fazendo algum sucesso. Na minha última mineração encontrei o modelo MID 1024, um tablet de 10.1” lançado faz pouco tempo pela Coby.

COBY?

A Coby, cujo nome é uma abreviação maluca da palavra cowboy, é uma pequena marca coreana/americana que não copia a SONY nem na fonte do nome, só que ao contrário. Ela é conhecida no Brasil e nos EUA por vender de um tudo em matéria de aparelhos eletrônicos baratos.

É uma marca popular que orbita aquele espaço perigoso porém lucrativo que fica no limiar entre qualidade e preço (mas imagino que deva ser mais cuidadosa que a nossa querida brasileira Positivo). Também é interessante notar que, segundo a Wikipedia, a Coby é um fabricante OEM, ou seja, fabrica diversos produtos eletrônicos que levam o selo de outras marcas, como por exemplo, da Samsung.

Podemos dizer que é uma espécie de peixe-piloto que sabe aproveitar as oportunidades.

A Coby, ao contrário de marcas grandes, não ficou vergonhosamente empacada e embasbacada com o sucesso do iPad. Em 2010 logo caiu pra dentro na semeadura mundial de tablets.

Está indo bem ao oferecer vários modelos sob o codinome Kyros, todos a preços acessíveis e com qualidade equivalente, aliada a uma boa distribuição em lojas na Internet. Segundo Pedro Burgos do Meio Bit, pode mesmo ser que o tablet mais vendido no Brasil atualmente seja um Coby.

BOM BONITO BARATO

O Coby Kyros MID 1024 (MID significa Multimidia Internet Device) foi lançado entre 2010/2011 e por enquanto é o top da série. O que me atraiu nele foi a tela enorme, capacitiva e multitoque, e ainda vir recheado por um processador de respeito. Tudo por um preço atraente se comparado aos melhores tablets clones do iPad disponíveis hoje.

Bom, eu mandei o iPad às favas e comprei o Kyros. Fiz isso depois de bastante refletir e pesquisar, e baseado na esperança de que o Android vai bem também em telas grandes. Tenho isso pela experiência com o celular LG Optimus One, que de tablet tem tudo menos tamanho.

Claro que é só o que eu penso, eu que tenho pouco dinheiro pra gastar com esses brinquedos, mas já posso adiantar que paguei 1/3 do preço de um iPad num tablet que não faz feio perto dele.

Comprei o Coby Kyros MID 1024 na Eletronics Center, uma loja virtual de São Paulo que está no mercado há 7 anos. Houve um pequeno contratempo mas graças ao cuidado do pessoal da loja o tablet acabou chegando dentro do prazo.

DIFERENCIAIS DO COBY KYROS MID 1024

Bom, deixando de lado agora esse ipad wannabe, o que torna o Kyros um bom tablet? Se você conhece mais ou menos o  que existe hoje, sabe que nesse mar de opções são poucos que sobressaem com bom desempenho e qualidade aliados a um custo/benefício minimamente justo. Penso que esse modelo esteja dentre esses.

Características que fazem a diferença:

  • Saída HDMI 1080p e 720p.
  • Tela capacitiva e multitoque de 10.1” resolução 1024 x 600 (WSVGA).
  • Webcam frontal.
  • Flash 10.1.
  • Processador de 1GHz Samsung S5PV210 Cortex A8 (o mesmo usado no Samsung Galaxy Tab).

Características não tão legais e remendos:

  • Apenas 4 GB de memória (mas expansível até 32GB usando micro-SD).
  • Pesado: 680 gramas (igual ao do iPad1, apenas 80g a mais que o iPad2).
  • Não possui versão com 3G, somente Wi-Fi (mas é possível sem muita dificuldade conectar um modem 3G na porta USB).
  • Sistema operacional Android Froyo 2.2 (feito pra celular, eu sei, mas provavelmente em breve será possível um update oficial ou não para Honeycomb).
  • Não tem bluetooth (mas é possível usar a porta USB para conectar um mouse ou teclado).
  • Não tem GPS.

Veja aqui um comparativo entre o Coby Kyros MID 1024 e o Samsung Galaxy Tab 7”. Para mais detalhes técnicos, consulte o manual em pdf disponível aqui.

E antes de mais nada, uma apresentação em vídeo:

Pegadas, botões e conexões

As primeiras coisas que se notam são o tamanho e o peso do gadget. Como imagino que também aconteça com iPads, alguns minutos são suficientes para cansar o braço inteiro ao segurá-lo com uma só mão. O comprimento de absurdos 26,5 cm complica o equilibrio dos 680 gramas, mesmo estando bem distribuído no corpo. Parece que é feito para idealmente ser portado com as duas mãos, em paisagem. A posição da webcam e do microfone indicam isso.

Pra você ter uma ideia melhor, veja o Kyros 1024 ao lado de um iPad 2:

kyros1024-ipad2

O Kyros é um tablet espesso, cor de chumbo com detalhe prata em toda borda, o acabamento é satisfatório e a robustez também, mas ao pegar pela borda alguns estalinhos podem ser ouvidos. Imagino que não seja preciso um tombo muito feio para fazê-lo dormir pra sempre Smiley triste.

kyros1024-frente1 kyros1024-frente2 kyros1024-traseira kyros1024-traseira2

Botões? Vários. Olhando na posição retrato, temos o volume na lateral do topo, power na lateral direita embaixo. Na frente embaixo os comandos comuns em dispositivos Android, mas um pouco diferentes: Browser, Menu, Home (que se parece com um CD em miniatura), Voltar e Pesquisar. Interessante que esses botões estejam voltados para serem vistos no sentido paisagem. O botão browser abre o navegador (dã!), irritantemente sempre o nativo a despeito do meu esforço em configurar para abrir o Dolphin.

kyros1024-power kyros1024-volume

Os botões frontais, excetuando-se o Home, são de tato, não de pressão, e são bem sensíveis. Sensíveis até demais: não esbarrar a toa no botão Voltar pode ser difícil quando você estiver segurando o tablet em modo paisagem.

kyros1024-detalhe-botoes1 kyros1024-detalhe-botoes3 kyros1024-detalhe-frente2

Na lateral de baixo estão alinhadas todas as conexões: saída mini HDMI, botão reset, conector da fonte 9V, mini USB, saída de fones de ouvido padrão P2 e slot de cartão de memória micro SD.

kyros1024-camera-mic kyros1024-microsd kyros1024-conect

Ponto negativo para o manual do usuário que peca gravemente ao mostrar a posição de colocação do cartão SD de forma errada e para o slot que deixa o cartão inserido com uma bem pequena mas preocupante sobra para fora.

A webcam simples, pra não dizer ruinzinha, de apenas 300k, está localizada próxima ao microfone, na lateral direita.

Toques e tela

Usei o app Multitouch Visible Test e comprovei por mim mesmo que a tela é capacitiva e multitoque (pelo menos dez, não tentei usar os dedos dos pés Alegre). A resposta é suficientemente rápida e precisa, posso colocar no mesmo nível do celular LG Optimus One.

kyros1024-detalhe-frente1 kyros1024-detalhe-frente3 kyros1024-site kyros1024-touch

Um porém fica para a regulagem de brilho, que é um pouco estreita e não tem a mesma força máxima igual a do celular. Em ambientes semi abertos e com sol alto você pode ter algum problema.

O ponto negativo fica mesmo para a resolução da tela. Lastimável em comparação com o Galaxy Tab 7”, que tem o mesmo processador mas uma tela bem diferente. O Kyros tem quantidade menor de Pixels Por Polegada – PPI, que é de 118 ppi distribuídos em 10.1”, enquanto que no Galaxy são 170 ppi distribuídos em apenas 7”.

Um palmo entre seu nariz e a tela são suficientes para que os pixels fiquem distinguíveis. Mas obviamente não é assim que você vai usá-lo, a distância média é de uns 2 palmos já que o gadget é grande, e nesse caso o picote das imagens não é notável. De modo geral posso afirmar que a experiência visual não é excelente mas esta longe de ser incomoda ou ruim.

Games, vídeos e som

Pela importância que o par de falantes recebeu no “design” da parte traseira, esperava-se um som mais potente. Não é o que ouvimos ao por uma música ou vídeo pra tocar. O volume mesmo no máximo pode ser insuficiente se você estiver num lugar com muito ruído ambiente. A qualidade também é sofrível, mas é algo relativamente comum em dispositivos móveis. Nos fones que acompanham o tablet o som é tão ruim quanto os próprios. São fones ordinários de R$ 1,99. Que vergonha, dona Coby! A saída é usar o seu par de fones preferido, simples.

kyros1024-espec kyros1024-traseira3

Jogos casuais, tradicionais da plataforma Android, rodam tranquilamente. Vídeos, idem. Ele vem com o famigerado e polêmico Flash embutido, que torna possível o uso de vários recursos da web. Também existe um app nativo para acesso ao YouTube e um para leitura de ebooks, o Aldiko.

O acelerômetro não tem lá muita precisão como o do LG Optimus One, mas parece ser suficiente para o uso geral. Veja aqui um vídeo que mostra alguns games rodando no Kyros MID 1024.

Leitura e escrita

A tela grande ajuda muito na leitura, o que, na minha opinião, aliado a um tamanho adequado da fonte e regulagem do brilho, permite uma leitura bastante confortável. Programas dedicados a isso não faltam para Android. Uma observação: a tela do Kyros MID 1024 tem mais que o dobro de tamanho da tela do Positivo Alfa.

positivoalfa-kyros1024

Escrever usando o teclado virtual é excelente, principalmente usando-se um app plugin chamado Hacker’s Keyboard, que acrescenta funções que deixa o teclado muito parecido aos reais.

Também existe o interessante recurso de se conectar um mouse e teclado na porta USB. O adaptador que acompanha o tablet vem com apenas um slot. Com um pequeno hub USB, é possivel usar mouse e teclado ao mesmo tempo. Testei apenas o mouse. Fiquei espantado ao ver surgir uma pequena seta na tela do meu tablet. Gostei, apesar de não ver muito uso pra isso no momento e crer que a luz do mouse deve com certeza sugar rapidamente toda a bateria do Kyros.

Por falar em bateria, não fiz nenhum teste no sentido de avaliar a autonomia, mas tenho a impressão de que é próximo ao especificado no manual. Assim é fácil, hein? Smiley mostrando a língua

Finalmente, para quê serve um tablet, ou melhor, esse tablet?

Não sei como foi, mas imagino que os caras lá na Coby que conceberam o projeto desse tablet (se isso existe fora da Apple) buscaram criar um tab com vocação para consumo doméstico de mídia via web, daí o nome da série Multimidia Internet Device.

A tentativa de alto-falantes estéreos, o formato widescreen da tela e o botão específico para abrir o browser, mostram isso. A ausência de GPS, 3G e bluetooth podem indicar preocupação com a duração da bateria, lembrando que não são importantes quando a intenção é tão somente jogar joguinhos casuais, ouvir música, eventualmente ler e principalmente assistir vídeos. Se esse era o plano, penso que o objetivo foi alcançado. Com algumas ressalvas, claro.

O Kyros MID 1024 é um produto barato e oferece recursos honestos. Nesse mercado atualmente tão complicado, para um formato que ainda nem convenceu a todos de sua utilidade, esse é um diferencial decisivo para alcançar algum sucesso.

Publicado por

Roberto Strabelli

Pode conter traços de gente

50 comentários em “Tablet Coby Kyros MID1024 – um review”

  1. Parabéns pelo review, sinceramente fiquei animado e resolvi adquirir um também. Agora só esperar chegar!

    Obrigado!

    Curtir

  2. Ficou legal o review. Faltou um link para baixar o programa de teste para o multitouch. Se depois, quando puder, dar uma idéia da autonomia da bateria (coisa importante mas ausente na maioria das avaliações), será muito bom. ;)

    Curtir

  3. Ficou muito bom o seu review.Com clareza e honestidade.
    Me interesso em comprar esse tablet, mas pela sua tela de 10 polegadas.
    Atualmente possuo um Ipod Touch de 3,5 polegadas, onde assisto séries e clipes. Minha maior preocupação é com a qualidade do som.
    Você informa que colocando fones de ouvido decentes, fica perfeito. É verdade?

    Obrigado,

    Rodrigo_RR

    Curtir

  4. Parabéns. Melhor review do aparelho que pude ler até o momento. Sem dúvida, quem estiver ainda se decidindo a respeito de qual tablet comprar e ler o seu artigo, terá uma boa idéia sobre o que esperar do Coby 1024. Repito, meus parabéns.

    Curtir

  5. Concordo com o povo acima. Até agora é o review mais completo que li sobre o Coby Kyros 1024. Acho que até o fim do ano adquiro um brinquedo destes também.

    Curtir

  6. Roberto, adorei seu artigo, muito bem explicado mas…..

    Você escreveu:
    “Não possui versão com 3G, somente Wi-Fi (mas é possível sem muita dificuldade conectar um modem 3G na porta USB).”

    Acontece que ontem comprei o coby 1024 e me garantiram que era possivel conectar um modem 3G, comprei o modem HSDPA 3G USB modem com o chip da Tim.

    Quais programas eu tenho que baixar e como configuro? Me tira essa dúvida por favor….

    Agradeço retorno

    Patricia Castro

    Curtir

    1. Olá, obrigado!
      Procure no youtube um vídeo ensinando a habilitar o acesso do tablet a alguns modelos de modens, sem precisar mudar muita coisa. Penso que basta rootear e tal, não sei como faz mas não é difícil, não.

      Curtir

  7. Fiquei feliz em ver um novíssimo review sobre o Coby Kyros 1024. O amigo acima que falou ter sido o melhor review sobre o tablet não exagerou no elogio. Se eu já não tivesse comprado o meu, reforçaria a minha convicção em fazê-lo. Parabéns.

    1. Tens tido problemas pra rodar flash nele? Não consigo assistir aos vídeos do http://www.tveducacaofinanceira.com.br, tampouco os comentários (em áudio) de http://www.cbn.com.br.

    2. Vc acha mesmo provável a elaboração de mods para que ele rode o Honeycomb? Mal vejo a horar de poder atualizá-lo sem muitos riscos de bricar o bicho.

    Um abraço!

    Curtir

    1. Olá, obrigado!
      1 – Acho que o flash só funciona usando o browser nativo, não tenho certeza :/
      2 – Cara, meu 1024 tá em coma, tentei trocar o rom colocando uma para o 7024 pensando que ia dar certo e me ferrei. Agora estou correndo atrás do preju…

      POR ISSO FICA O ALERTA:
      NÃO TENTEM INSTALAR ROMS QUE NÃO TENHAM SIDO FEITAS PARA O 1024! O RISCO DE QUEBRAR OU QUEIMAR ALGO NELE É REAL!

      Curtir

      1. Roberto, em 1º lugar parabéns pelo review, muito bom mesmo e olha que nesta última semana já ví uns 20!!! Comprei um Kyros 1024 e só estou esperando chegar. Nunca tive contato com Android, gostaria de saber o que são ROMS??? Como faço pra saber se estou usando os “ROMS” certo para o 1024?

        Curtir

  8. Tudo bom Roberto?
    Cara estou numa dúvida e veja se tu consegues me ajudar:
    – Comprei um Kyros MID1024 e achei que teria os 10 multitouch como esperado, porém com o teste que eu fiz só aceitou 2, sabe como fizar isso?
    – E também na caixa do meu a resolução está: 1366×768, um pouco maior que a sua, o que eu não acho vantagem pq os jogos ficam meio distorcidos.

    Então se tu puder me ajudar eu agradeço amigo. Aguardo.

    Curtir

    1. Olá
      Parece que existem alguns 1024 que são apenas dualtouch. Pesquise no orkut, lá tem um fórum com bastante informação sobre essas diferenças.

      Curtir

  9. Roberto procurei, procurei, procurei, achei um comu que não fala nada a respeito, vc tem alguma fonte, poderia passar uns links? Cara to me sentindo mto frustrado, investi o que não podia nesse aparelho e agora ele não está fazendo o que esperava.

    Curtir

  10. Na prática, aceitar mais de dois toques simulataneos no Froyo não serve pra muita coisa. Por isso que eu, particularmente, acho que é mais uma questão de qual software (aplicativo) é usado do que outra coisa. Algumas pessoas dizem que alguns programas funcionam com apenas dois toques, ao mesmo tempo que outros aceitam mais.

    E o MID1024 tem tela de 1024×600, e é isso que vem escrito na caixa. Se no teu veio algo diferente disso, tem algo errado aí…

    Curtir

  11. Olá!
    O Tablet é bacana mesmo. Venho utilizando há 2 semanas. Mas ele está desligando sozinho de forma intermitente e mesmo quando há somente uma aplicação em uso/aberta. Já aconteceu ao assistir um vídeo, navegando na internet, jogando ou lendo um PDF. 

    Alguém mais percebeu isso tbm?
    Será que é alguma inconsistência do Android (Bug)?

    Abs,
    Fernando

    Curtir

    1. No site da coby, na página do 1024, existe o firmware para download e instruções de como fazer o update. Talvez resolva. Também já existe um firmware abrasileirado por um camarada aí que otimizou o sistema especialmente para o 1024, pesquise no google.

      Curtir

  12. Oii…
    queria saber mais detalhes sobre outro tablet, mas sendo também da coby.
    O modelo é o Kyros 7015
    Por favor me ajude, quero comprar um mais ainda estou estudando a possibilidade!

    Curtir

  13. Oi companheiro Roberto de luta… vi seu post e fiquei muitissimo interessada em comprar um MID 1024 para fazer apresentação para meus clientes (sou consultora da VIVO e apresento os planos em .xls planilha) gostaria de saber se esse coby tem aplicativos para esse formato. Também estudo e preciso lê meu material em .pdf: como é a experiência de leitura com esse tablet? é mais conformtável que ler em tela de computador? Às vezes deixo o brilho da tela do meu pc bem fraquinha pra não doer muito a vista. Gosto de ouvir música no ônibus enquanto estou indo de um cliente pro outro ou de casa para o curso.. com o fone de ouvidos tosco que vem junto, dá pra ouvir um sonzinho decente? E a internet wi-fi, que nota vc dá pra ela? Já testou usar o serviço 3g com modem externo? Qual vc acha melhor? O tablet aceita como modem um blackberry com conexão ilimitada? Por enquanto é só.. Brigada.
    obs: quando imagino em usar meu tablet para usar no ônibus, é escondidinho no fundo da minha bolsona de gato Félix com uma seleção pré definida.. há e qual a autonomia da bateria para ouvir músicas?? Bjoxx

    Curtir

  14. Olá,boa noite véio!!Muito boas suas informações!!Agora fera, me diga pfv qual as medidas(largura, comprimento e espessura)desse coby 1024!!Por que varios dizem dimensões diferentes, gostaria de saber o real tamanho dele, até para eu comprar o mesmo e um case daqueles com teclado!!Agradeço desde de ja!!OBG!!

    Curtir

  15. Depois de seus comentarios foi que eu vim a refletir qual tablet eu realmente compraria, e diante esse fato,deixei de pensar em comprar o coby 8024 para comprar 1024, até mesmo como experiencia para investir em um ipad quem sabe futuramente!!Obrigado pelas suas informações novamente, um dos post mais completos da net!!

    Curtir

  16. Mto legal o review, estou decidida a compra-lo no paraguai na semana que vem… Tomara que meu dinheiro nao seja jogado fora com esse tablet da Coby ne.. Obrigada e beijinhoos ;*

    Curtir

  17. Oiie , belo reviw , me ajudou muito ! já estava de olho nesse tablet , mas queria que você me fala se melhor sobre esse site que você fez a compra o Eletronics Center, por que quero comprar via boleto ! , você acha confiável eu pagar no boleto , avista , e que assim chegara o produto em minha casa ?,
    presizo muito da sua opinião a respeito disso , pos estou querendo comprar nesse site ! ,
    obg

    Curtir

  18. Vou comprar um Coby 1024. Pesquisei muito e verifiquei que é a melhor relaçao custo/beneficio. Estou inetressado tbem em uma capa p/ o tablet c/ teclado marca Stylus c/ conexao USB à venda no mercado livre. Perguntei ao vendedor e ele me informou que a conexao do teclado servia p/ o tablet. Pesquisei mais um pouco e vi que a entrada USB do tablet é “mini” USB. Acho que nao é a mesma coisa e vou ter que usar adaptador. É isso mesmo ? Vc conhece alguma capa c/ teclado p/ o Coby 1024 ? Grato.

    Curtir

  19. Estou tendo dificuldades em baixas fotos de pen drives e maquinas fotograficas direto para o Tablet 1024, vc poderia confirmar se isto é possivél…

    Curtir

  20. Pessoal,

    Se puderem me ajudar eu agradeço, preciso de uma pessoa que saiba configurar o Kyrus MID 1024 2.3, isto é, baixar o market entre outros aplicativos que eu já tentei e não deu certo, ele já veio com o APPLIBS mas na hora de concluir ele não reconhece, acredito que alguns já instalaram o google market e gmail, preciso do market da google que não vem para poder ter acessos a outros aplicativos para trabalhar, pode ser alguém de São Paulo/SP ou alguma loja que vcs possam conhecem no centro etc..

    Vlu..

    Curtir

  21. Comprei esse tablet para ninha filha mas ele não reconhece a USB. Conectei um teclado e um mouse e não responde.
    Tem que fazer alguma configuração?
    Não testei ainda se é problema no cabinho que vem junto com o Tablet para conexão USB.
    Ou então é a porta que está com defeito.
    Alguém tem alguma dica?

    Curtir

  22. Roberto, eu estava decidida a me endividar e comprar um IPAD, depois de usar um durante o carnaval e me apaixonar, mas a razão me levou a pesquisar e achar o seu review, que me fez rever minha paixão. Porém vi que já há um superior ao 1024, o Coby Kyros 1126. Vc já o viu? Conhece, recomenda, tem observações sobre?

    Agradeço a sua atenção!!!

    Curtir

    1. Olá!

      Vendi o Kyros 1024 para meu irmão e ele tem usado bastante. Eu agora estou com um iPad2. A experiência é bem melhor, acredito que vale o preço… principalmente se você não é do tipo que gosta de fuçar em configurações, trocar ROMs etc.

      Não sei nada sobre esse modelo 1126, mas se seguir a linha do 1024, deve ser bom sim. Apenas tenha cuidado de comprar numa loja de confiança, que dê garantia.

      Curtir

  23. Olá, tenho algumas duvidas, tenho um tablet desse, mas ele veio com o android que e uma abelhinha,rss..entao, tentei baixar o jogo angry birds, ele instala normal , mas qdo vou abrir o jogo ele faz q vai abrir e volta na tela normal…o q será que pode ser? abraços

    Curtir

  24. Roberto adquiri um Coby 1126 e não estou conseguindo acessar a internet com o modem zte claro, existe alguma restrição? qual o modem indicado? onde consigo o manual em portugues desse modelo?

    grato
    Rodolfo

    Curtir

  25. comprei um tablet kiros modelo md 7024 e sem querer mudei o idioma do portugues para o japones como faço para converte-lo novamente para o portugues,por favor me digam como fazer isso passo a passo pois nao entendo japones.
    Obrigado.

    Curtir

  26. Olá, Roberto!!

    Nao sei porquê mas o meu pc nao reconhece de jeito algum o USB dele!
    Aparece que nao pode localiza o dispositivo e drive, ou algo assim!
    Estou doida já, quase chorando!!!
    Sem contar as vezes que ele nao abre o “Navegador”, fecha e volta para a Home.

    Ajuda!

    Curtir

    1. Faça um backup do que for importante que esteja no tablet e restaure para o estado original de fábrica. Você vai precisar reinstalar todos os apps e configurar tudo de novo, mas talvez resolva esses bugs.

      Curtir

Deixe um comentário

