Sopa de letrinhas de peixe

Estudos recentes comprovam que os peixes sentem dor, manolo.

Por isso seja bonzinho com seus peixes ornamentais e tenha respeito por eles. E com aqueles que você pesca/compra e come, jamais faça isso (cuidado, é meio forte – ainda bem que vivemos do lado civilizado do planeta, heim?)

NOVO HÓSPEDE

Recentemente eu trouxe pra minha casa-sebo um aquário de 10 litros que tenho há muito tempo. Depois que o único sobrevivente de um cardume de paulistinhas partiu, a caixa de vidro ficou vaga lá na casa da minha mãe. Até que ele viveu bastante pra um peixe que vai bem só em grupo. Durou uns 5 anos!

Então, com o aquário abandonado resolvi que seria legal criar um peixe de estimação lá no sebo.

Eu já tive nessa de criar peixinhos antes, nesse mesmo aquário, quando ainda morava com meus pais. Tentava fazer tudo certo, mas naquele tempo eu era só um moleque bobo e minha única fonte de informação era a vendedora da loja. Por ser um aquário pequeno, nunca deu muito certo. Estava sempre sujo, era difícil de limpar e os peixes morriam com facilidade. Isso quando os peixes não se digladiavam até a morte.

Bom, agora que sou grande e esperto, antes de correr até o petshop comprar o bicho, dei uma pesquisada pra saber o que era mais viável de se fazer com um aquário pequeno. Já sabia que um só peixe seria a lotação máxima, e precisava ser um que não exigisse a filtragem da água pois eu não pretendia instalar uma bomba. O aquário iria ficar numa estante junto com livros, num lugar meio alto.

Depois de dias e noites fuçando sites e blogs sobre aquariofilia (parece nome de fetiche), descobri que o mais certo seria transformar o aquário numa colônia de formigas. É sério, é um aquário muito pequeno pra fazer qualquer coisa que não viole os Direitos Universais dos Peixes.

Na verdade, as informações disponíveis na Internet são tão vastas quanto contraditórias. No fim me pareceu que a melhor saída seria criar um lindo e serelepe peixe Betta Splendens. É uma espécie de peixe que se adapta “bem” a aquários pequenos e sem filtro. E aqui está ele, o nosso peixe brigão:

Fotos ruins, eu sei. Minha câmera é velha, sorry. Deu pra ver o peixe?

O peixe custou 5, o enfeite no fundo do aquário custou 25. Se você entender isso, me explica.

É MUITO FÁCIL CUIDAR DE UM PEIXE BETTA

Troco 30% da água 3 vezes por semana e dou comida 2 vezes por dia, 6 bolinhas de ração em cada vez. Ele parece estar indo bem. Deve estar feliz por ter saído de um aquário do tamanho de um copo, que é como vive essa espécie de peixe nos petshops e criadouros da vida.

Fica aqui a dica: não crie peixes em aquários pequenos. A regra é 10 cm de peixe para cada 10 litros de água. Menos que isso é ser insensível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s