Substituindo o firmware do Positivo Alfa

Vou ensinar em primeira mão como habilitar todas as funções do Positivo Alfa.

detalhe1 Se você leu meu post anterior, sabe que o leitor de livros digitais lançado pela Positivo no mercado brasileiro é um aparelho que vem sendo vendido com sucesso em várias partes do mundo. Também deve saber que na versão brasileira muitas funções estão desabilitadas.

Caso você esteja com receio de comprar o aparelho por imaginar que não vale a pena, ou está triste por saber que o aparelho que você comprou poderia ter mais recursos, eu trago boas novas!

Robertão esteve recentemente na Espanha, visitando uns hermanos. Ao comentar sobre minha tristeza com as limitações do meu e-reader, um amigo me indicou o site de um fabricante de lá que disponibiliza o firmware do aparelho.

Enchendo o peito de coragem e vencendo o medo de inutilizar o bagulho, me arrisquei a instalar o firmware da versão espanhola. Executei o procedimento de atualização e tive a feliz surpresa de ver todos os recursos do Positivo Alfa passarem a funcionar!

Agora é possível ver fotos e desenhos (abre arquivos JPG, PNG e BMP) e tocar arquivos MP3 (tem um pequeno falante interno, além da saída de fones de ouvido). O navegador web e a parte de wireless estão habilitados também, mas minha rede não foi detectada, então essa parte eu não sei se funciona [Atualização: o hardware necessário não está presente nessa versão do e-reader, então não há como acessar redes wi-fi].

Em contra partida, perdi o Dicionário Aurélio, incluso de fábrica, e precisei usar o idioma OSD em inglês, pois não há tradução para português (mas ucraniano tem, caso você seja fluente).

ESPERAR PELA ATUALIZAÇÃO OFICIAL DA POSITIVO?

É de se esperar que a Positivo disponibilize em breve um firmware para que qualquer consumidor possa atualizar seu aparelho e habilitar todos os recursos, visto que esse bloqueio de funções foi uma tentativa de baixar impostos de importação que não teve êxito. Por algum problema de prazos ou logística, o aparelho acabou vindo bloqueado mesmo assim? Também é lógico imaginar que os próximos lotes do aparelho virão na versão full. Acredito que, já que pagamos o preço equivalente ao produto completo, temos o direito de usá-lo com todos os recursos funcionando. Sim ou não?

Cabe a cada comprador do aparelho decidir se vai esperar esse “recall” oficial ou procurar na Internet algum quebra-galho.

TEM UM PROCEDIMENTO CERTINHO

Como eu não gosto de esperar, fui atrás e encontrei uma solução. E por ser o blogueiro mais gente fina do universo conhecido, vou mostrar para todo mundo o caminho das pedras. Então, vamos lá:

  1. Entre no fórum do fabricante espanhol http://www.nvsbl.es/foros/ e baixe o firmware mais recente.
  2. Descompacte o arquivo num cartão micro SD.
  3. Coloque o cartão no aparelho e vá em “configurações avançadas” e clique em “atualizar firmware” (veja aqui um passo a passo com fotos [ATUALIZAÇÃO: esse link não funciona mais. Use o guia da própria Positivo]).
  4. Aguarde. Se der erro ou aparentar travamento, não se desespere, siga as orientações que você encontrar no fórum.

Também existe outro fabricante espanhol que disponibilizou o firmware em seu site: http://www.booqreaders.com/pt/download. Eu optei pelo primeiro porque oferecia um firmware mais atual. Acredito que seja possível testar outros firmwares, mas achei melhor não abusar… [Atualizando: mais um firmware – versão holandesa do e-reader – http://teknihall.com/index.php?id=1001&L=0&type=777]

POR SUA CONTA E RISCO

Atualizar um firmware é um procedimento que envolve um certo risco, embora seja uma possibilidade remota algo dar errado. Quem já atualizou um bios de PC com o c* na mão sabe do que estou falando.

Aparentemente, fui o primeiro consumidor brasileiro a fazer essa maluquice. Que honra, acho que vou chorar de emoção… Agora é sua vez. Faça por sua conta e risco. Se o aparelho virar uma pedra, inerte, a culpa é somente sua.

Só o homem penitente passará. Boa sorte.

55 comentários sobre “Substituindo o firmware do Positivo Alfa

  1. Olá, gostei de seu relato. É corajoso mesmo. Enfim, após sua atualização, sentiu alguma melhora no aparelho. Por exemplo, ele ficou mais rápido? Tirando o Aurélio, qual a vantagem que você percebeu em relação ao firmware da Positivo.

    Curtir

  2. Difícil detalhar os recursos extras. Por exemplo, agora é possível navegar pelas pastas de ebooks.
    Arquivos PDF aparentemente ficaram mais espertos de se folhear.
    Esse firmware espanhol é atualizado constantemente, parece que existe uma equipe trabalhando nele, visto que o sistema é em Linux, licença GPL.
    Já o firmware da primeira versão do Positivo Alfa é um pé de boi de tão cru. Sentirei falta do dicionário mas acredito que em breve descubro como instalar um dicionário no aparelho.

    Curtir

    1. Ainda não tenho o aparelho, mas estou tentando ver como poderia importar o Aurélio e o idioma em português para as funcionalidade existentes nesse idioma (acredito que o que não tem continuará em espanhol).

      Baixei o firmware que a Positivo disponibilizou no site, mas não consegui abrir o arquivo TARque está com extenção “.img” onde tem o sistema a ser instalado, deu erro no TAR.

      Você conseguiu usar esse firmware disponibilizado pela Positivo? Acredito que o arquivo esteja corrompido, mas como não tenho Windows Iuso somente Linux) não posso baixar a outra opção que é um arquivo executável, pode ser que esse não esteja corrompido, se puder baixar e abir o EXE e me passar o conteúdo eu agradeço e continuo pesquisando como enxertar o Brasileiro no Espanhol fazendo um monstrinho hibrido, que creio ser possível.

      Curtir

      1. Não consegui descompactar o arquivo executável. O único jeito é extraindo a imagem do qdutil.zip mesmo. Testei os dois no meu alfa e funcionaram normalmente.

        Curtir

      2. Valeu camarada, vou tentar mais.

        Eu consigo abriri o ZIP, mas dentro dele tem um arquivo “.IMG”, mas que tem assinatura de “.TAR” de Unix e que no espanhol é “.TAR”. Esse é o arquivo que eu preciso abrir para ver aw estrutura do Linux do brinquedo.

        Tem certeza queo arquivo “.EXE” não é aberto numa pasta temporária antes de fazer a atualização?

        Muito obrigado pela ajuda, vou continuar tentando.

        Curtir

  3. Achei muito interessante, tanto este post quanto o review anterior. Posso dizer que me encorajou muito a optar pela compra do Alfa.
    Deixe-me apenas perguntar algo mais sobre a parte do Wi-fi que em teoria foi habilitada com o novo firmware (espanhol):
    Chegou a fazer alguns testes no sentido de verificar se o hardware (a antena wireless) está presente no equipamento? Pergunto, pois minha dúvida reside na posibilidade da Positivo ter optado por revender um produto chines, tirando um componente que poderia encarecê-lo ainda mais.

    Tenho outra dúvida, desta vez sobre o Aurélio que tu perdeste. Na verdade quanto a função de acessibilidade que se tinha e se tem neste teu novo firmware a um dicionário.

    Chegaste a verificar se é possível trocar o livro que é acessado quando da busca em um dicionário? Só para lembrar, minha pergunta é trocar, pois me parece que no firmware distribuido pela BOOQ possui um dicionário Inglês-Espanhol que entendo que seria acessado da mesma forma que o Aurélio no Alfa. E havendo a possibilidade de se trocar este “livro-dicionário”, base de busca, acredito que a única coisa que se perderia ao trocar pelo firmware espanhol seria o idioma do sistema, pois o dicionário poderia ser novamente alocado no produto.

    Curtir

    1. Até onde sei, essas bugigangas eletrônicas de hoje em dia são todas feitas numa placa de circuito impresso única. Imagino que se a Positivo não se deu ao trabalho (ou não pôde) retirar o plug de fones de ouvido e o falante interno, também não teria retirado uma antena. Mas é grande a chance de ser isso mesmo.
      Por outro lado, existe a possibilidade de ser um problema na configuração do firmware.
      .
      A rede wireless do meu trabalho e da minha casa não foram detectadas, mesmo aproximando bastante do roteador.
      .
      Sim, o dicionário está exibindo em espanhol o significado de palavras em inglês e funciona como o Aurélio. Com certeza é fácil alterar esse dicionário, mas pelo que parece só é possível fazer isso substituindo algum arquivo no firmware. Essa seria talvez uma tarefa para quem domina bem o Linux.
      .
      Se você der uma boa olhada nos arquivos do firmware vai perceber que ele nada mais é do que um sistema operacional Ubuntu adaptado para a interface do aparelho. Você pode modificar os arquivos, se souber como fazer.
      .
      Infelizmente, ao executar a mudança do firmware, você perde o original. Francamente duvido que a Positivo vá colocar um link bonitinho no site de suporte pra você fazer o download do firmware original. Duvido até que distribuam uma atualização para esses primeiros aparelhos…
      .
      Temos que esperar algum programador que se disponha a extrair o firmware original e disponibilizar na rede.

      Curtir

      1. Não gosto muito de linux, mas quando me determino a procurar alguma coisa costumo achar.

        O dicionário da atualização que tu fizeste está na pasta:
        L337 2010-08-02qdutilupfwrootfsusrlocalqisdares
        identifiquei em especial pelo arquivo
        i2e.dict
        que é txt e possui aparentemente o princípio que qualquer dicionário usaria. Possui também uma dll bonita, e que eu me recorde não são muitos programa em linux que ficam abusando de dll. Além disso tem um wav se não me engano que é clássico de dicionários.

        Agora me resta conseguir um Alfa para tentar pegar a adaptação do dicionário paa linux, pois infelizmente só vou comprar o meu no final da semana que vem 😦

        Roberto, uma dica quanto ao wi-fi, tive dando uma olhada e parece que existem alguns arquivos ini no firmware que orientam a utilização dele, se tu puderes dar uma olhada na meia dúzia de inis que tem, provavelmente ache facilmente um que usa uma referência um pouco diferente das que estou acostumado. Admito que posso ter sido influenciado pelo sono, mas acho que se tu alterares algumas configurações padrão que ele tem definidas, talvez consiga ver tuas redes do trabalho e de casa.

        Desculpe escrever tanta informação tão compacta, mas como disse é o sono 😦

        Curtir

      2. Não, não, meu trabalho terminou. Agora vou esperar que alguém mais inteligente que eu apareça com novas soluções. Essa parte de programar e fuçar não é comigo :p

        Curtir

      3. Oi, estou louc por um e-reader, pensei em comprar um kindle, mas muito complicado!!! Vc pode gravar um video de vc usando o alfa com o novo firmware? Vou ficar feliz de velo funcionando! Se postar esse video me avisa?

        Curtir

  4. Oh .. atualizei o firmware do meu alfa e agora tenho um MP3 player.

    Estava vendo o sistema linux e parece ser uma adaptação bem rudimentar mesmo, tanto que a interface grafica é o QT. Outra coisa que notei é que tem um servidor de FTP no sistema ! Mas eu imagino que o wireless esteja mesmo desligado, pois o MAC da placa de rede sempre acusa 00.00.00.00.00.00 que é um valor falso.
    Vou ver se acho um console/shell grafico ou algo do tipo dentro dele … já achei duas musicas chinesas em um diretorio teste ( e um monte de zumbidos em wav )

    Curtir

  5. cara, excelente post.
    estou com os dedos coçando aqui para fazer esta troca de firmware.
    mas por desencargo de conciência resolvi mandar um e-mail a positivo perguntando se eles tem planos de lançar um novo firmware ou disponibilizar o original para download. até agora não obtive resposta.

    mas penso ser possível traduzir os firmwares de outros países, caso não exista interesse da positivo em atualizzar o alfa.

    Curtir

    1. Olá

      Eu mandei um e-mail pra Positivo. A resposta foi que eles não tinham planos imediatos de disponibilizar nada e que futuras atualizações poderão ser feitas nas assistências autorizadas.

      Se você faz questão de ter o dicionário Aurélio, não mude o firmware porque existe a possibilidade de nunca aparecer um firmware oficial para download. Resta esperar que alguém descubra um modo de extrair o firmware original e tenha a boa vontade de divulgar na rede, assim é possível testar outros sem perder o original.

      Particularmente penso que vale a pena. Você troca o dicionário pelas funções mp3 e visualização de imagens (o que é bom pra ler HQs), sem falar em outros recursos e a melhora no desempenho geral.

      Curtir

      1. não fiz questão de ter o dicionário, acho que raramente alguem usa aquilo, mas fiz o upgrade por obter a mesma resposta da positivo, “eu lancei o produto, agora dar um suporte a ele, atualizá-lo, não farei isso, ou farei quando quizer” normal…. enfim, gracias a los hermanos gringos podemos atualizar nosso ebook

        Curtir

  6. saudações
    Fiz a atualização do firmware no site: http://www.nvsbl.es.
    Tudo funcionou bem. Apenas o wifi não funcionou. O aparelho não reconhece qualquer rede, é como se não existisse hardware para wifi.
    Será problema com o meu e-book positivo ou alfuma falha no firmware nvsbl L337 FB2?
    grato
    slbz

    Curtir

      1. Grato pela resposta. Fiz a aatualização L337 2010/06/06 e ficou mais leve a operação, além da organização em pastas.
        É uma pena que venha sem o hardware.
        Tem como conseguir o circuito do wifi no exterior? Parece que ele é uma peça que pode ser adicionada na placa.
        saudações
        sz

        Curtir

  7. Olá, depois da atualização, notei que não consigo mais marcar páginas, porem ainda preciso averiguar direito se é o processo da criação do epub ou foi a atualização que causou isso, alguem mais teve uma esperiencia parecida?
    o software que uso para criar epub é o atlantis portable

    Curtir

    1. No meu as marcas funcionam normalmente. Dizem que o melhor gerenciador e conversor de formatos de ebook é o Calibre, experimente.

      Curtir

  8. Gente preciso urgente de uma informação de quem fez a atualização do firmware. Fiquei desapontadíssimo ao saber da limitação de inclusão de notas, apenas 5 por livro. Esta atualização acaba com esta limitação? Eu uso demais estas função, pois não leio somente, mas estudo alguns livros no aparelho, assim como os marcadores. ME AJUDEM POR FAVOR!

    Curtir

    1. Testei.
      Fiz 7 pequenas anotações e tudo correu bem, mas foram anotações curtas, de 3 palavras cada.
      Uma observação importante: com o firmware espanhol, por incrivel que pareça, você perde as letras acentuadas no teclado virtual.

      Curtir

      1. Puxa Roberto, valeu sua resposta. Apesar de ter adorado o aparelho,estou quase devolvendo por causa dessa limitação.Vc fez essas anotações no mesmo livro? Aqui na versão original a partir da quinta anotação (mesmo livro) ele vai sobrescrevendo as outras. Descobri isso da pior forma, após perder as anteriores.É um absurdo não informar isso nem no manual.

        Curtir

  9. E não importa quantas palavras, não tem 6, 7, anotações. Para mesmo na 5 anotação. Abro mão do acento e até do dicionário aurélio.

    Curtir

    1. Eu fiz o seguinte: abri um livro que estou lendo e adicionei um comentário na página atual, depois fui para a seguinte e fiz a mesma coisa.
      Pelo que eu vi, não há limite de anotações, e é possível fazer mais de um por página.
      Cada anotação cria um pequeno ícone na página onde está e pode ser aberta apenas “clicando” nele.
      Quando você abre uma anotação, tem a opção de apagá-la ou editá-la.
      As anotações são numeradas em ordem de criação.
      Fiz isso num arquivo pdf.

      Se você pode mesmo, eu te aconselho a devolver o aparelho, sim. As limitações foram uma bela sacanagem da Positivo e não há previsão de nenhum tipo de recall, e ninguém sabe se os próximos virão completos.

      Curtir

      1. Se acaba com esta limitação, tudo bem. Agora é pegar coragem para atualizar. Muito obrigado!

        Curtir

      2. Fiz a atualização, correu tudo bem, mas descobri que na realidade não é limitação e sim uma espécie de BUG no software. Vc cria diversas notas e depois que reinicia o sistema e tenta criar uma nova anotação, o sistema recomeça da primeira e vai sobrescrevendo as outras. Solução: abrir e editar a última nota, daí vc abre uma nova e ele continua da última que parou, sem sobrescrever as que fez anteriormente. Muito esquisito, mas resolvido. Uma pena é não ter como voltar agora ao software original da Positivo.

        Curtir

  10. Fiz a atualização do firmware para a do modelo espanhol e ficou muito bom. A positivo deveria nos dar essa mesma opção em português – ficaria show. Apesar de perder o dicionário Aurélio, não vi nenhuma desvantagem nisso, mesmo porque o dicionário tinha lá suas falhas. Obrigado pela dica.

    Curtir

  11. A positivo finalmente liberou uma atualização para o firmwae alfa, a sacanagem é que pelo site vc pode comprovar que ele passará a ser vendido com WI-FI…
    em contrapartiva os caras do NVSBL lançaram um novo firmware 01/11/2010 que faz o seu Alfa abrir arquivos do Word!

    Curtir

  12. Maravilha!!!!!!!!!!
    Show de bola esse firmware. Show!!
    Vlw pela dica dotô. Deu outra vida ao meu Alfa (Que agora é Nvbl)
    Flw

    Curtir

  13. Não é necessário se preocupar quanto a atualização do firmaware. O ereader tem uma configuração de teclas que força um boot de hardware ( veja no site na nvsbl ) o qual mostra inclusive o símbolo do ubuntu.
    Mesmo que não dê certo, é só fazer de novo por esse boot.

    Curtir

  14. Substitui o FW do Positivo Alfa pelo atual (de dezembro) do site indicado. O leitor ficou mais veloz, toca mp3, suporta várias línguas e a conexão wi-fi funciona perfeitamente. Recomendo.

    Curtir

  15. Alguem sabe dizer qual o dicionario do firm russo? Seria Russo/russo, Ingles/Russo ?
    To procurando um firm com dicionario ingles/ingles… alguem conhece?

    Curtir

  16. Olá amigos,

    Comprei o meu Positivo Alfa há quase um mês. Paguei 600 reais frete incluso no Ricardo Eletro. Foi o melhor preço que encontrei no mercado. depois dessas quatro semanas decidi mudar o programa e segunido as orientações de vcs, consegui facil facil. Coloquei o programa bq readers e fiquei feliz ao ver fotos e o mp3 rodando, mas mais feliz por ter conseguido sozinho, sem ajuda de profissionais, baixar o programa de um site espanhol, descompactá-lo e fazer a atualização.
    Se bem q valei toda a orientação de vcs. muito obrigado.
    PS: Sou professor, acho q o dicionário Arélio vai fazer falta, vou dar um milhãoi de reais para o primeiro brasileiro que consegui fazer o dicionário Arélio funcionar nessa versão mais completa espanhola. KKKKKK
    Prof. Carlos Alberto de São Luís – MA

    Curtir

  17. PODERIA ME AJUDAR COM O POSITIVO ALFA?

    TUTORIAL PARA A FORMATAÇÃO DE E-BOOKS.
    Alguém poderia explicar, de modo didático, como formatar os livros para que eles fiquem perfeitamente enquadrados com a tela do positivo, sem aquelas inconvenientes setinhas de arrastar?

    Curtir

    1. O ideal é usar formato epub.
      Use o programa Calibre para converter de pdf para epub. O programa é completo mas também complexo, então procure no google algum tipo de tutorial. Alguns pdfs nunca ficam bom quando convertidos para epub, nesse caso experimente transformar em html ou txt.

      Curtir

  18. Olá: com essa atualização em espanhol a barra de progresso de leitura funciona? Porque no alfa positivo a barra não funciona no formato ebub, só no formato pdf. Já tem uns 3 meses ou mais que cobro a positivo sobre esse problema. Nesta semana eles me mandaram uma atualização que diz corrigir o problema, só que não funcionou. Meu leitor ficou mais lento e o problema não foi resolvido, tô desanimada. Acho que vou partir para a atualização em espanhol

    Curtir

  19. Olá: criei coragem e troquei o firmware. Muito simples!!! Deu tudo certo! A barra de progresso está funcionando perfeitamente, coloqui uma foto só para testar e ficou muito boa. O aparelho ficou muito melhor. Não testei o som ainda. Coloquei um livro em formato .doc para teste, ele fica igual pdf (aparecem aquelas setas) mas como em doc você pode mudar a letra e a margem quem sabe dá para formatar o documento antes de colocar no e-reader. É uma pena perder o dicionário, mas quem sabe alguém descobre como recuperá-lo. Valeu!! Muita obrigada pelas dicas. Feliz da vida com o resultado!!!

    Curtir

  20. Instalei o firmware Russo e ficou bom.

    Ele vem com.
    Jogos Sudoku e Xadrez
    Calendário
    Calculadora
    Leitor de Imagens
    Tocador de MP3
    Visualiza arquivos
    Internet
    WiFi
    Ebook
    Tipos de fontes

    O PROCEDIMENTO é o mesdo informado nesta página.

    Atenção muito cuidado ele está em Russo.
    Melhor memorizar antes, o local para troca do idioma.
    Que é Ingles ou Russo.

    Site principal.
    http://onextreader.ru/

    O arquivo está neste Site
    http://ftp.onextreader.ru/Update_4-0.zip

    ONext Touch, da Rússia

    Curtir

  21. Eu sei que esse é desejo de todos,mas… a esperança me impulsiona a perguntar…Já encontraram a solução para por o dicionário Aurélio depois de introduzir o firmware espanhol?

    Curtir

  22. Olá, por acaso depois de substituir o firmware a tela do alfa volta ao normal ou ela continua com aquelas linhas verticais tao chatas.

    Curtir

Deixe um comentário

