Como escolher um bom violão

Ok, então você resolveu que quer aprender a tocar violão? Muito bem. Em breve teremos um cantor bêbado tocando faroeste caboclo num violão desafinado em absolutamente todos os churrascos de fim de semana.

Essas dicas são voltadas para violões de nylon clássicos, mas podem ser aplicadas também em violões elétricos de aço e até mesmo guitarras acústicas.

EM PRIMEIRO LUGAR, ENTENDA

A primeira coisa que você deve saber sobre violões é que eles devem ser comprados pessoalmente e em lojas de instrumentos musicais. O violão não é um eletrodoméstico. Descarte a possibilidade de comprar seu violão em lojas populares que vendem de tudo. Os vendedores das Casas Maria não entendem nada de violões. Também não compre pela Internet, violões não são como livros ou CDs! Um violão é um amigo companheiro, como um cão. Você compraria um amigo pela Internet? Independente das suas pretensões artísticas, considere isso na hora de comprar seu violão ou nem se dê ao trabalho de ler o resto.

VANTAGENS DE UMA LOJA ESPECIALIZADA

Numa boa loja de instrumentos musicais, como a que existe aqui em Pirassununga, você terá algumas vantagens que, no meu curto entendimento, não são dispensáveis em nenhuma hipótese:

  • Vendedores especializados (geralmente músicos).
  • Variedade de marcas, modelos e preços.
  • Oportunidade de ter contato com o violão antes de comprá-lo.

Se o vendedor for músico, ele poderá orientá-lo sobre o instrumento que é mais indicado ao seu perfil, de acordo com seus gostos musicais e nível de aprendizado. Para isso, é importante que a loja disponha de muitas opções de modelos e preços. A presença de uma pessoa com formação musical também será essencial na hora de experimentar o instrumento, já que ele com certeza saberá afiná-lo corretamente antes que você ponha suas mãos gordurosas e grosseiras nele. Uma boa loja de instrumentos musicais vai oferecer todos esses recursos essenciais para uma boa compra.

AVALIAÇÃO SONORAviolao

Isso nos leva a outro ponto importante, uma peculiaridade sobre violões que você precisa conhecer: eles não são todos iguais.

Apesar de toda tecnologia atualmente empregada na indústria de instrumentos musicais, o violão ainda é um instrumento feito à mão, dado as suas características. Claro que nas últimas décadas houve uma padronização da qualidade na construção do instrumento, mas diferenças ainda são bem perceptíveis. Estou falando de diferenças sonoras. Acabamento e beleza são apenas reflexos do cuidado na confecção. Nunca serão mais valiosos do que um bom timbre.

Para ilustrar melhor, conto um caso que aconteceu comigo e me fez acreditar que tenho ouvido sensível:

Encontrei dois violões idênticos e novinhos em folha. Um lindo modelo folk eletrificado, preto com detalhes em pérola, fabricados nos EUA. Um instrumento que hoje em dia é bem carinho, até. Pois bem, dois violões gêmeos de corpo e com almas muito diferentes, pois experimentei os dois e percebi uma diferença sonora muito nítida. Acabei comprando o que me pareceu melhor, confiando nos meus ouvidos, apesar de na época ser um iniciante. Com o tempo (vão lá mais de 10 anos) minha escolha se mostrou acertada, inclusive o violão continua muito bem de saúde e com o mesmo timbre inconfundível. É difícil pra mim, que não tenho formação técnica, explicar em palavras como um violão deve soar, mas posso identificar um bom som de violão quando ouço um. Pelo menos é nisso que acredito.

Se você tiver algum amigo músico, com bom ouvido ou melhor conhecimento musical do que o seu, não hesite, essa é a hora de pedir aquele favor. Leve-o com você para ajudar na escolha de seu novo violão, mas lembre-se que a última palavra deve ser sua, porque também existe uma coisa chamada…

AVALIAÇÃO SUBJETIVA

Conheço músicos que não abrem mão de seu violãozinho Tonante de caixa rachada. Violões são como mulheres ou chinelos velhos. À vezes se tornam parte de nós e nos dão conforto e prazer, mesmo não sendo lá aquelas coisas. Por mais profissional e “the best” que o violão seja, às vezes ele não foi feito para você, não rolou aquela empatia, ele não encaixou na sua barriga ou sovaco, sei lá. Por isso nunca, nunca compre um violão sem experimentá-lo primeiro e nunca leve um violão pra casa “empurrado”.

Então, você precisa pegá-lo nas mãos. Sentir o peso, nem leve nem pesado; o cheiro, que deve ser de madeira e não de cola. O violão precisa sossegar no seu colo, tranqüilo e sereno como um gato adormecido, mas também pronto para a ação e tão ligeiro quanto tenso. Corra os dedos pela escala e sinta a textura, que deve ser macia, porém robusta. O braço deve ser esguio, nem muito largo nem estreito demais; fácil de correr a mão e desenhado na forma de meia-lua perfeita. Isso soou sexual demais? Então você entendeu o que eu quis dizer.

MADE IN CHINA, MADE IN HELL?

Para finalizar, vou ser direto sobre marcas e grifes: não se preocupe com a marca ou onde é fabricado. Atualmente todos, eu disse todos os instrumentos de preço baixo e médio são fabricados na China e Taiwan, independente da marca que ostentam. Não há muito que fazer. Você pode focar suas opções nos modelos de marcas tradicionais, feitos nos EUA ou no Brasil, que são poucos e bem, bem mais caros, fica a seu critério. Só é preciso decidir se quer mesmo investir tanto numa carreira de violonista que provavelmente nunca sairá dos palcos dos churrascos. Sinceramente espero que não, espero que você escolha um bom violão, por mais simples e barato que seja e frutifique na arte.

Então, escolha com cuidado e carinho. E seja otimista, pois até mesmo um violão feito por mãos tristes pode nascer com aquele brilho extra, aquela magia em forma de som.

Para finalizar, eu tocando uma musiquinha dos Engenheiros no meu novo violão Giannini chinês. Espero ter tomado a decisão certa mais uma vez.

Anúncios

15 comentários sobre “Como escolher um bom violão

  1. Muito bom post meu caro, eu tenho um violão que é quase um filho, sabe parece que foi feito especialmente para mim, soa tão bem que eu viajoooo. O mais interessante é que o braço dele é bem fininho e eu adoro pq tenho as mãos pequenas, então facilita bastante, é um folk eletrico sunburst. Lindo demais *-*

    a propósito, adoro engenheiros do hawaii rsrs

    abraços, m!sunderstood

    Curtir

  2. Dica preciosa “Descarte a possibilidade de comprar seu violão em lojas populares que vendem de tudo”

    Esses dias quase que um sobrinho meu compra uma marca, que prefiro não dizer o nome, mas que pra mim é uma das piores. Pra sorte dele eu entendo um pouquinho e chequei a tempo de leva-lo em uma loja especializada. Onde ele ia comprar era uma loja de eletrodomésticos.

    Porém mesmo em uma loja especializada, se você não entende nada, é bom levar um amigo que entenda, afinal o vendedor vai tentar vender o modelo mais caro e derrepente para o que você quer, não precisaria tanto e você acabaria gastando mais dinheiro do que o necessário

    Curtir

  3. Cara!
    Vc me ajudou muito, apesar de se atrapalhar na música ali, vc canta muito!
    Valeu.
    Estou com um di giorge mais vou trocar em breve, ele já vai se aposentar e eu vou arranjar outro que substitua ou faça melhor que ele fez!
    Bastante afinado, parabéns. ..

    Curtir

  4. Concordo com a moça aí de cima! Sou muito crítica para redação e você, meu amigo, tem talento!
    Dei muitas risadas com o que você escreveu e fiz questão de deixar um comentário aqui porque você merece elogios!
    Obrigada pela força!
    Abraços e sucesso!

    Curtir

  5. Em breve comprarei um novo violão e as suas dicas com certeza me ajudarão muito na minha escolha final.

    Obrigado!

    Curtir

  6. Dicas interessantes! Parabéns!

    Mas quem elogiou seu texto e se disseram “muito críticas com redação”, ou são péssimas nisso (em criticar e/ou em redação tb…), ou não devem ter lido “exite” em seu texto. Desculpe o trocadilho, mas isso não exiSte. Exitar (se é que este verbo é plenamente aceitável…) no máximo pode se referir a ter sucesso, ter êxito.

    Porém, como isso aqui não é um blog de português, não HESITE (do verbo hesitar) em continuar dando dicas sobre violão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s