WordJazz

O jazz é por natureza uma coisa muito louca de se ouvir. Eu, que sou completamente tosco na música já que minha formação é o rock popular que consiste basicamente em descer o braço na guitarra e gritar algumas palavras chorosas, humildemente reconheço o valor do jazz e tento apreciar o estilo, sempre de boca aberta.

Recentemente, a equipe que faz a plataforma de publicação WordPress, lançou uma nova versão, intitulada WordPress 3.0 Thelonious.

Um costume já tradicional do pessoal do WordPress é dar a cada versão o nome de um músico consagrado de jazz. O músico escolhido para ser homenageado desta vez foi Thelonious Monk.

Quando fiquei sabendo do nome do novo programa, me lembrei de ter visto um CD do músico aqui na minha lojinha e fui lá ver se ainda não havia sido vendido. Por sorte, ainda estava aqui, então me propus uma relaxante audição de jazz.

Relaxante não foi bem a palavra que passeou pela minha cabeça ao ouvir o som de Thelonious. Como eu disse, o jazz é naturalmente um estilo musical muito louco, mas Thelonious Monk pode te levar a subir mais um degrau nessa viagem.

Ele tinha uma maneira bem peculiar de ritmar ao piano, usando sem dó o poder percussivo do instrumento, junto com combinações inusitadas de notas. Thelonious Monk foi um dos criadores da vertente jazzística chamada bebop e fez a história da música ao lado de gente graúda como John Coltrane. Ou seja, o cara era fodidão.

“Durante muito tempo, o estilo diferente e estranho do pianista Thelonious Monk foi visto como falta de técnica. Pausas, compassos irregulares, dissonâncias, um toque percussivo e anguloso fizeram de Monk um músico único no jazz.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s