Aprenda a usar o Google direito

Usando a página inicial do Google como ponto de partida é possível chegar a quase todos os cantos da Internet e executar muitas tarefas. Aprenda de uma vez por todas a operar o Google e torne-se um ninja das buscas, entrando na Internet pela porta da frente e com estilo, de maneira independente e produtiva!

Então vamos lá. Para começar, vou te ensinar algo sobre Álgebra Booleana.

— Oh, meu Deus!

— Calma, filho, não fuja! Eu vou mastigar tudo muito bem pra você!

Antes de mais nada, abra o Google clicando aqui.

Alguns conceitos

O sistema de buscas do Google (assim como o do Yahoo e do Altavista) usa a álgebra booleana no arranjo dos resultados. A álgebra booleana foi inventada, ou melhor dizendo, descoberta por George Boole. Esse bonitão aí, ó:

Se você gosta de coincidências, note que as letras do nome desse supercara formam a palavra “google”. Legal, né?

Em primeiro lugar, entenda o que são palavras-chave:

Palavra-Chave é uma expressão ou palavra relevante que representa um assunto específico, uma idéia ou objeto, podendo abranger característica, qualidade ou qualquer outra propriedade. É sinônimo de Termo de Busca ou Termo de Consulta.

Saber o que você quer já é meio caminho andado para alcançar seu objetivo. Se você tem as palavras-chave na ponta da língua fica fácil usar o motor de busca do Google.

Agora vamos direto aos conceitos, a utilidade e exemplos práticos.

Operadores de Álgebra Booleana usados no Google

Os operadores booleanos convencionalmente usados pelo Google são símbolos matemáticos que condicionam os resultados da busca. Os principais são: AND, OR e NOT. No Google eles correspondem respectivamente aos símbolos: + | –

Parece complicado? Não é, veja:

AND: Representado pelo sinal de soma +. Procura ocorrências que contenham todas as palavras-chave que você digitou. Por exemplo, volei +praia traz páginas cujos textos contenham as duas palavras, com grande probabilidade de que o assunto seja vôlei de praia. Essa é ação padrão de pesquisa do Google quando você usa duas ou mais palavras-chave, independente de você usar ou não o símbolo.

OR: Representado pela barra vertical |. Faz com que o Google vá atrás de páginas que contenham pelo menos uma das palavras-chave. Por exemplo: rock | pop | sertanejo, vai trazer tudo que falar de rock, tudo que falar de pop e tudo que falar de sertanejo. É a forma de pesquisa mais abrangente e que sozinha apresenta mais resultados inúteis, porém é normalmente usada apenas em combinação com outras.

NOT: Representado pelo sinal de subtração . Busca ocorrências de uma determinada palavra-chave excluindo dos resultados as páginas que contenham uma palavra predeterminada. Por exemplo, mpb -djavan, vai trazer todas as páginas que falam sobre mpb mas não citam Djavan (existem?)

Intervalo numérico: Usando .. entre dois números, o Google irá apresentar as páginas que contenham qualquer número desse intervalo. Por exemplo: 1999..2010.

Aspas: As aspas “” tem muito poder no Google, use esse poder a seu favor. Para encontrar um poema, letra de música, ou texto específico, escreva no campo de busca, entre aspas, uma frase que você conheça do tal texto. Por exemplo: “no meio do caminho tinha uma pedra”. Com certeza isso trará até você o lindo poema de Carlos Drummond de Andrade. Apenas tenha cuidado com a grafia e fique a vontade em escrever normalmente, com acentos e cedilhas.

Asterisco: Usando o asterisco * como caractere curinga é possível criar uma “lacuna” numa pergunta para ser preenchida pelo Google. Por exemplo: Isaac Newton descobriu *. Outro exemplo: café faz * para *. Também pode ser usado em combinação com aspas para resultados mais específicos: “café faz * para *”.

Fórmulas: complicando para facilitar. Você pode construir pequenas fórmulas de busca usando os operadores booleanos, aspas e parênteses. Por exemplo: “operadoras de celular” (vivo +tim |oi -claro). O resultado dessa busca complexa será o retorno de páginas que falam sobre operadoras de celular, principalmente a Vivo e incluindo a Tim ou a Oi, mas que não mencionem a Claro.

Nota importante: No Google brasileiro, excetuando-se a palavra NOT, as demais podem ser utilizadas no lugar dos símbolos, desde que em maiúsculas. Exceto quando se usa aspas, o Google ignora palavras e caracteres comuns, artigos e preposições (o, a, de, do, etc.), e outros dígitos e letras que afetam o desempenho da pesquisa sem melhorar os resultados. Ele também não diferencia minúsculas e maiúsculas. Lembre-se que quanto mais palavras-chave você usar, mais específico será o resultado da busca.

Busca eficiente e direta: operadores especiais no Google

O Google possui sintaxe própria para potencializar buscas e tarefas, de maneira que muitas coisas podem ser feitas a partir da página inicial do Google. Veja:

Procurar apenas num site específico. Use o operador site: seguido pelo endereço do site e palavra chave para pesquisar apenas num determinado site da Internet. Por exemplo, site:www.globo.com poemas

Procurar informações sobre um site específico. Complementando o caso anterior, é possível obter informações acerca de um determinado site usando o operador info: Por exemplo, info:www.modajovem.com.

Procurar apenas num tipo específico de domínio. Semelhante ao caso anterior, é possível executar buscas apenas num determinado conjunto de sites definidos pelo domínio. Por exemplo, site:org animais doação lista todos os sites de domínio org (que armazena páginas de organizações sem fins lucrativos) que falam sobre doação de animais. Fantástico, não é?

Encontrar palavra-chave na URL. Use inurl: para buscar URLs que contenham determinadas palavras. Por exemplo, inurl:chocolate traz endereços de sites como http://www.exploratorium.edu/chocolate/. Para encontrar obrigatoriamente todas as palavras,  use allinurl. Exemplo: allinurl:chocolate bombons, que traz páginas como http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Bombons-de-Chocolate/.

Buscar palavra-chave no título de página. Use intitle: para encontrar determinadas palavras nos títulos das páginas. Por exemplo, intitle:futebol, trará páginas cujo título contenha a palavra futebol. Para encontrar obrigatoriamente todas as palavras, use allintitle. Por exemplo, allintitle:futebol brasileiro. Outro exemplo, allintitle:“cpi mista” dos correios.

Buscar palavra-chave no corpo do texto. Você pode usar o operador inbody: para pesquisar somente no corpo do texto de um artigo. Por exemplo, se deseja encontrar todos os artigos que tenham a palavra-chave “corrupção” no corpo do texto, use inbody:corrupção.

Buscar somente no conteúdo textual. Mais específico que o anterior, usando o operador intext: você obtém os resultados encontrados apenas no texto, deixando de lado links, URLs e títulos. Por exemplo, inbody:cultura digital.

Encontrar páginas que possuam um link para determinado site. Usando o operador link: você obtém uma lista das páginas que possuem link para o site determinado. Por exemplo, link:www.palcomp3.com.br traz os sites que tem link para o Palco mp3.

Google busca arquivos. Para encontrar determinados tipos de arquivos, com extensão específica, use filetype: Por exemplo, filetype:pdf “leitura dinâmica” traz arquivos pdf (formato do Adobe Acrobat) que tratam, obviamente, sobre leitura dinâmica.

Google busca pelo passado: cache. O Google tem o hábito de sempre armazenar em cachê uma versão anterior das páginas indexadas, de maneira que você pode consultar essa versão e encontrar links que sumiram, ou páginas que foram modificadas. Use para isso o operador cache:. Por exemplo: cache:www.supercaras.com

Google busca sites relacionados. Com o operador related: você pode facilmente encontrar páginas ou sites que tratem do mesmo assunto. Por exemplo, related:www.cultura.gov.br trará sites afins ao do Ministério da Cultura.

Operadores especiais e atalhos rápidos para facilitar sua vida

Google Dicionário. Use o operador define: para encontrar rapidamente o significado de qualquer palavra. Por exemplo, define:logística traz o significado da palavra logística. É mais fácil que procurar num dicionário de papel!

Google Corretor Ortográfico. O Google verifica se na sua consulta você usou a grafia correta da palavra. Se o programa considerar que você poderia ter melhores resultados com uma ortografia alternativa, fará a pergunta “Você quis dizer: (ortografia mais comum)?”. Clique na ortografia sugerida para iniciar uma pesquisa do Google para esse termo. Exemplo: se você digitar uma palavra errada como imobiriaria, o Google irá avisar “Você quis dizer: imobiliária”. Basta clicar na palavra correta e a busca será refeita.

Google Calculadora. Através do campo de busca é possível também efetuar cálculos matemáticos. Por exemplo: 56*48+2/94. O asterisco é o sinal de multiplicação e a barra é o sinal de divisão, os outros sinais são os mesmos. Outro exemplo: (5*9)+3=

Google Meteorologista. Para ver a previsão do tempo de qualquer cidade, digite tempo seguido pela nome da cidade. Por exemplo, tempo são carlos. Também é possível buscar por CEP e estado, mas apenas dos EUA.

Google Conversor de Unidades. Para converter diferentes unidades de medida e peso, basta inserir a conversão desejada na caixa de pesquisa. Por exemplo: 10,5 cm em pol converte a medida de centímetro para polegada. Outro exemplo: 20 milhas em km. Clique aqui para ver uma lista de pesos e medidas.

Google Conversor de Moedas. Da mesma forma que a conversão de pesos e medidas, o Google ajuda na conversão de valores financeiros, basta inserir a conversão que você deseja fazer na caixa de pesquisa e a resposta é apresentada diretamente na página de resultados. Exemplo: 250 libras em reais. Outro exemplo: R$ 50,00 em US$.

Google Mapas. Encontre facilmente o mapa de qualquer local usando a palavra mapa seguida da localidade. Por exemplo: mapa pirassununga. O Google exibirá um mapa da região e se você clicar no mapa, acessará uma visualização ampliada no Google Maps.

Google perto de você. Pesquise facilmente restaurantes, empresas e lojas perto de você. Por exemplo: comida chinesa limeira. Outro exemplo: pizzaria “porto ferreira”. O resultado apresenta um mapa de localização e informações do endereço.

Google em cartaz. Também é possível encontrar comentários e horários de exibição de filmes nos cinemas perto de você. Digite “filmes” ou o nome de um filme atual na caixa de pesquisa do Google. Se sua localização já tiver sido salva em uma pesquisa anterior, o primeiro resultado de pesquisa mostrará horários de cinemas próximos de você que estão exibindo o filme escolhido. Por exemplo: filmes ribeirão preto.

Google Rastreador. Você pode acompanhar o processo de entrega de encomendas do correio digitando o número de rastreamento do seu pacote diretamente na caixa de pesquisa. Por exemplo: SE987654398BR. O resultado será um link rápido para acompanhar o status do envio.

É isso. São truques simples que vale a pena aprender para poder realizar buscas muito mais poderosas e frutíferas. Boa busca!

Referências:

http://www.google.com/intl/pt-BR/help/features.html

http://www.google.com.br/support/websearch/bin/answer.py?answer=35889

http://www.google.com.br/support/websearch/bin/answer.py?answer=35890

http://www.google.com.br/advanced_search

http://icommercepage.wordpress.com/2008/04/06/14-dos-usuarios-mais-inteligentes-do-google-ignoram-a-logica-booleana/

http://extralibris.org/2005/10/como-utilizar-o-google-com-eficiencia-nivel-avancado/

http://www.py2bbs.qsl.br/oraculo.php

http://superapd.forums-free.com/utilizando-todo-o-potencial-de-pesquisa-do-google-t40.html

http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=DicasGoogle

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.

Anúncios

4 comentários sobre “Aprenda a usar o Google direito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s