O lado romântico da jardinagem

Minha mãe sempre diz: “você gosta é de inventar moda, é que nem fogo de palha”. E é verdade, quase tudo que me meto a fazer, abandono pela metade.

O problema é que eu tenho esse grande defeito de vislumbrar o lado romântico das coisas, principalmente de profissões. Por exemplo, quando penso no carteiro, imagino aquele do filme “O carteiro e o poeta”, pedalando sua clássica bicicleta naquele cenário paradisíaco, entregando cartas de amor, etc. Mas vai ver como é a vida do carteiro brasileiro, subindo ladeira, entrando na periferia, sem asfalto, naquele sol de rachar mamona, pra entregar contas de luz, ação de despejo, etc.

Agora veja o caso do meu jardim. A jardinagem parecia uma coisa muito doce e tranquila até o momento em que resolvi exercê-la. Eu me imaginei sereno, com meu chapéu de palha, arrancando calmamente com as mãos as ervas daninhas, com todo cuidado podando as roseiras, acariciando as pétalas. Praticamente o deus da jardinagem cuidando dum pequeno paraíso e das pequenas criaturas que dependem de mim para viverem felizes. Na prática não está sendo bem isso.

Descobri que gosto muito da natureza. Ela lá e eu aqui. Formigas, tatuzinhos, lagartixas, aranhas e outros pequenos seres desconhecidos, tudo isso pula em cima da gente quando resolvemos alterar o status quo de um canteiro de jardim há muito abandonado a própria sorte.

Concluí que o melhor é deixar as coisas seguirem seu curso natural. Essa é a mais antiga batalha do planeta: a natureza busca a harmonia vegetal enquanto o homem luta contra a entropia. Essa é uma guerra na qual não quero lutar. Por isso sou a favor das cidades suspensas.

Mas estou lá, arrancando mato. Contratar um jardineiro de verdade não está previsto no meu orçamento de férias…

Um comentário sobre “O lado romântico da jardinagem

  1. tenho este olhar romantico sobre as coisas tambem… já me dediquei e (des)dediquei a jardinagem varias vezes… no ultimo final de semana foram-se umas 16 horas do meu dia no jardim…

    valeu a pena no aspecto de conseguir la pela décima segunda hora constatar a total ausencia de pensamentos =]

    Curtir

Deixe um comentário

